quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vereadores se reúnem na Emut para garantir passe livre aos estudantes



O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim, acompanhado dos demais vereadores Odisséia Carvalho, Jorge Magal, que preside a Comissão de Transportes, formada ainda pelos vereadores Jorginho Pé no Chão e Abdu Neme, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (15) com o presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mósso, representantes de entidades estudantis, empresários do setor de transporte público para discutir o cumprimento da lei do passe livre para os estudantes no município. As empresas de ônibus garantiram que os microônibus farão transporte dos estudantes, respeitando o limite máximo estabelecido, e que colocarão ônibus exclusivos para atendê-los, nos horários de maior demanda.

Durante a audiência pública, realizada na sede da Emut, ficou acordada a parceria da Federação de Estudantes de Campos (FEC) e as empresas de ônibus para a confecção de uma carteira padronizada para o acesso dos estudantes nos ônibus, além de um seminário para profissionais do transporte e uma reunião, realizada nesta quinta-feira (16), com representantes de cooperativas de transporte alternativo para a discussão da gratuidade garantida na lei que institui o Serviço de Transporte Alternativo Municipal de Passageiros (Setamp). A intenção é garantir aos alunos, duas vagas nos coletivos de transporte alternativo, o que é previsto em lei.

O representante do Legislativo ressaltou que o encontro foi bastante produtivo, tendo em vista que praticamente todos os itens da pauta dos estudantes, elaborada pela FEC, foram atendidos. “A lei é clara e precisa ser cumprida. A gratuidade para estudantes é para qualquer hora, desde que esteja portando a carteira e uniformizado. É inegável que houve avanço no transporte coletivo em Campos e, segundo levantamento da Emut, a média de estudantes é de 60 mil. Com esta grande demanda que cresce na cidade, é de se esperar que ocorram falhas. Já definimos que os estudantes tem um canal aberto para reclamar e cobrar solução, que é na Comissão de Transporte. Avançamos bastante e agora só falta a FEC indicar quais os pontos críticos em relação ao transporte de estudantes no transporte alternativo e apresentar para que a Comissão, junto da Emut, providencie o cumprimento da lei”, disse Nelson Nahim.

Além dos edis, participaram da reunião, os representantes da Empresa São João, José Maria Matias; da Viação Tamandaré, Douglas Rodrigues de Almeida, e da Viação Conquistense, Heroilton Fiuza Alves. O presidente da FEC, Maycon Prado, o diretor da Ong Cidadania, Educação, Juventude e Atitude (CEJA), Marcos Vinício Tavares, e representantes de grêmios estudantis, também, estavam presentes.



Fonte: Ascom/Câmara Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário