quinta-feira, 30 de junho de 2011

INSS estuda reduzir pensões e aumentar tempo para aposentadoria


O governo federal está estudando diversas alternativas para uma nova reforma da Previdência Social. Entre as mudanças em análise, estão a criação de uma idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição e a divisão do valor da pensão por morte entre o cônjuge e seus filhos, sendo que estes últimos deixariam de receber o benefício quando completassem 21 anos. Além disso, se a pensionista tiver menos de 35 anos, ela receberia o pagamento por apenas dez anos.

"Queremos dar tratamento diferente para famílias diferentes. Quanto maior o número de filhos, maior poderá ser a divisão", afirmou Leonardo Rolim, secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência Social. Segundo o ministro da pasta, Garibaldi Alves, e ideia é enviar o projeto ao Congresso Nacional até setembro deste ano.

Para as aposentadorias por tempo de contribuição, uma das propostas é fixar uma idade mínima (hoje inexistente), que poderia começar em 53 anos para as mulheres e 58 anos para os homens. Essas idades seriam progressivamente aumentadas ao longo dos anos. No caso de quem se aposenta por idade, o tempo mínimo de contribuição ao INSS aumentaria de 15 para 25 anos.



Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário