quarta-feira, 8 de junho de 2011

Programa Brasil Alfabetizado terá novas inscrições em 18 de julho


O Programa Brasil Alfabetizado também está inserido em Campos, e a partir do dia 18 de julho, estarão abertas as inscrições para quem quiser participar do programa, que tem como parceria a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Brasil Alfabetiado é destinado à educação de jovens, adultos e idosos, e foi implementado pelo MEC em 2003.

Em Campos, segundo a Gestora Local do Programa Margareth Moreira Manhães, as aulas devem começar em outubro, e o curso será realizado de segunda à quinta-feira, com duração de oito meses. Cada aula terá duração de quatro horas. Ela ressaltou ainda, que este já é o terceiro ano que o Programa está sendo implantado na cidade, e que somente neste ano, 1470 alunos receberam o certificado de conclusão das aulas.


"O Programa tem como objetivo não somente alfabetizar pessoas entre 15 e 60 anos, mas também, encaminhá-las para novas oportunidades de trabalho e vida. O mais interessante, é que na cidade, a grande maioria dos alunos que participam do Programa têm mais de 50 anos, e procuram novas experiências, através de uma maior integração com o mundo", ressaltou Margareth, enfatizando ainda, que segundo levantamento do MEC, realizado em 2010, o índice de analfabetismo do município é de 10%.

O Clube da Terceira Idade já anunciou que participará a partir de agosto do Programa, que também pode ser implantado em locais como igrejas, entidades e comunidades. O alfabetizador é quem procura pelos alunos. Na área urbana, para se abrir uma turma, basta que tenham 15 alunos, e na zona rural, este número mínimo é de oito alunos. Cada alfabetizador pode ter duas turmas, e recebe por turma, uma ajuda de custo de R$250 mensais para a realiazção dos trabalhos.

Vale ressaltar ainda, que cada turma pode ter até três alunos especiais.
Para ser um alfabetizador, segundo Margareth, o profissional precisa ter ensino médio, ou superior, ou curso de pedagogia. Os interessados em participar do programa, devem procurar a Secretaria Municipal de Educação a partir do dia 18 de julho para fazer a inscrição.




Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário