terça-feira, 21 de junho de 2011

RS confirma mais quatro casos de gripe A


A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira mais quatro casos de gripe A (H1N1) no Estado. Já são 15 os casos confirmados em 2011. Quatro pessoas morreram nas cidades de Anta Gorda, Bagé, Pelotas e Santa Cruz do Sul.

Os quatro novos casos foram identificados em São Lourenço do Sul, Bagé e Chuvisca. Os pacientes --três mulheres de 22, 55 e 63 anos e um homem de 29 anos-- não haviam sido vacinados contra a gripe.

De acordo com a secretaria de Saúde, três deles apresentam "boa evolução". Dos 270 casos de gripe A (H1N1) notificados à secretaria, 204 foram descartados e 51 estão sendo investigados.

O Ministério da Saúde ampliou neste mês o uso do medicamento utilizado para tratar a gripe A (H1N1) --a gripe suína--, com a chegada do inverno e, consequentemente, de um maior número de casos de gripes no país. Segundo o ministério, a epidemia de 2009 que tomou o Brasil e o mundo não deve se repetir.

O novo protocolo para uso do medicamento diz que devem tomar o remédio pessoas com casos graves da doença e que não tenham fatores de risco, mesmo que ultrapassadas as primeiras 48 horas do agravamento dos sintomas. Antes, se o paciente grave não tinha fatores de risco, deveria tomar o medicamento somente nas primeiras 48 horas.

Também passa a ser indicado tomar o remédio, de forma profilática, pessoas de comunidades fechadas (como seminários e asilos) ou com doenças crônicas que não se vacinaram e tiveram contato com infectados pela doença. Paciente com casos leves ou graves da doença e fatores de risco continuam com a indicação de tomar o remédio, independentemente do período dos sintomas.

São consideradas pessoas com fatores de risco crianças de até 2 anos, adultos jovens, grávidas e mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas com comorbidades como diabetes, imunossupressão, doenças cardiovasculares e asma.



Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário