terça-feira, 21 de junho de 2011

Inverno começa nesta terça e deve trazer tempo seco ao centro-sul país


As temperaturas devem ficar ainda mais baixas com o início do inverno, que começa às 14h16 (horário de Brasília) desta terça-feira (21), com o predomínio das massas de ar frio e tempo seco nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Segundo meteorologistas, o período é propício para o aumento das queimadas. Além disso, a baixa umidade do ar pode ocasionar problemas respiratórios.


As regiões Sul e Sudeste do país, que apresentam as temperaturas mais baixas da estação, começam o inverno com poucas nuvens e tempo ensolarado. O tempo seco característico do inverno também aumenta a possibilidade de ocorrência de queimadas, piorando a qualidade do ar.


A estação, ainda, é “muito propícia a nevoeiros, que reduzem a visibilidade durante as manhãs, principalmente nas estradas, por isso, é preciso tomar cuidado”, diz os meteorologistas. O Inmet alerta que o sul da Região Norte também sofre o reflexo da chegada da estação com um fenômeno chamado “friagem”, causando uma queda de temperatura na região, que pode chegar aos 12°C. A previsão para a estação é de chuvas acima do normal no extremo norte de Roraima, noroeste do Pará e centro norte do Amapá.


No restante do país, a previsão é de temperaturas e chuvas dentro da normalidade. As temperaturas mais baixas devem ser registradas na região serrana de Santa Catarina, mas não há previsão de que a queda supere as registradas no outono. Há também previsão de geadas, típicas dessa época do ano.




Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário