sexta-feira, 10 de junho de 2011

Chegada de cinzas de vulcão chileno ao Brasil cancela vôos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina


Após algumas horas com operações suspensas no estado de Santa Catarina, a Gol decidiu retomar os voos de e para Florianópolis e Joinville. A Infraero, no entanto, afirma que até a manhã desta sexta-feira (10/06) todos os pousos e decolagens programados para o aeroporto de Navegantes, na capital catarinense, foram cancelados. Em Porto Alegre, apenas um voo da Trip operou, já que a companhia aérea utiliza aviões de pequeno porte, que voam a baixa altitude.

As empresas aéreas Gol, TAM, Webjet e Azul cancelaram seus voos em Porto Alegre na noite desta quinta-feira. Até 12h desta sexta-feira, não há voos previstos no aeroporto Salgado Filho, exceto uma decolagem da companhia aérea Trip. Segundo informações da Infraero, todos os pousos foram cancelados na capital gaúcha.

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou na madrugada desta sexta-feira que cerca de 70% do Estado do Rio Grande do Sul registram a presença de nuvens decorrentes do vulcão chileno Puyehue que entrou em atividade no último final de semana, segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que acompanha a evolução da situação por meio de informações obtidas com o Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina. Isso inclui também a capital Porto Alegre.

A partir da previsão da FAB para a madrugada desta sexta, devem ser coordenados desvios de rotas para que as aeronaves não atravessem ou ingressem na camada de nuvens, que estaria até cerca de 7 mil metros de altitude. Acima disso, em princípio, não há restrições para o tráfego aéreo em rota.

Apesar da previsão de ocorrência de camada de nuvens ao nível do solo, não foram registrados, até o momento, relatos de que isso tenha acontecido em aeroportos da região Sul. As projeções mostram que, mantidas as atuais condições meteorológicas, a nuvem poderá ingressar no Estado de Santa Catarina.

Quatro voos que partiriam nesta sexta-feira do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, rumo à Argentina foram cancelados. Outros dois voos que tinham como destino Porto Alegre também foram suspensos.

A nuvem de cinza vulcânica chegou a Bagé no início da tarde e, segundo comunicado da FAB, ela já estaria sobre o espaço aéreo de Porto Alegre.


Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário