quarta-feira, 15 de junho de 2011

Exame prático de candidato a motorista será monitorado por câmeras


O Detran vai abrir licitação, no dia 29 de junho, para monitoramento de áudio e vídeo do exame prático de direção. Com isso, ainda este ano, todos exames de direção veicular passarão a ser documentados por câmeras, que registrarão os procedimentos dos examinadores e candidatos a motorista em suas falas e ações. Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, o monitoramento promoverá o aperfeiçoamento dos processos, “o que resultará, ao longo do tempo, na evolução da qualidade do ensino das auto escolas, e, em conseqüência, na capacidade de conduzir veículos dos futuros motoristas”.

Cada carro de autoescola será equipado com três câmeras, havendo câmeras externas para registrar o exame de balizas. Além disso, o candidato e o examinador terão suas digitais coletadas e confrontadas no início e no fim da prova, para evitar que uma pessoa faça o exame no lugar de outra. Tudo será gravado e ficará armazenado na Ouvidoria do Detran por um ano. Desse modo, se a pessoa for reprovada e não aceitar o resultado, poderá ver onde e como errou.

O programa para a implantação do sistema de monitoramento foi desenhado pelo setor de tecnologia da informação do Detran, cabendo à empresa vencedora da licitação cumprir à risca as exigências que constam do edital de concorrência pública que estará disponível no final do mês corrente.



Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário