sexta-feira, 24 de junho de 2011

Há 128 anos, Campos tornava-se a pioneira em luz elétrica na América


A cidade de Campos, maior produtora de Petróleo do país, responsável por 80% da produção nacional, foi a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública elétrica, isso há exatos 128 anos, o que foi possível através de uma termelétrica a vapor acionadora de três dínamos com potência de 52 KW, fornecendo energia para 39 lâmpadas de 2000 velas cada. O serviço foi inaugurado pelo próprio Imperador Dom Pedro II.

Sua Majestade hospedou-se no solar do Visconde de Santa Rita, na rua 7 de setembro. A neta do visconde, Anita, casou-se com o jovem deputado Nilo Peçanha, mais tarde Presidente da República. Nilo, “mestiço de Morro do Coco”, era filho de um padeiro. A família da noiva se opôs ao casamento e, graças à determinação da jovem Anita – que fugiu de casa – os dois puderam se casar na Igreja de São João Batista da Lagoa, no Rio. O casamento foi realizado pelo ilustre Padre Pelinca, que fora vigário da Paróquia de São Salvador - atual catedral - e que a esta altura já havia sido expulso da cidade.

Frase da placa acima: "Em 1883 Campos era a primeira cidade da América Latina e a terceira do mundo a receber luz elétrica, este poste remanescente daquela época, é simbolo da grandeza da nossa história, perpetuada pelo tempo".


Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário