quarta-feira, 27 de julho de 2011

Medidas do governo estancam queda do dólar


O governo federal conseguiu estancar uma seqüência de seis quedas seguidas do dólar com o anúncio de uma nova medida cambial nesta manhã. Regaindo às novidades, o dólar comercial fechou com valorização de 1,35%, cotado em R$ 1,5595 na venda. É a maior valorização diária desde 29 de junho de 2010, de 1,57%.


Guido Mantega, Ministro da Fazenda, destacou que as medidas cambiais visam dar mais transparência ao mercado de derivativos, obrigando as operações chamadas de balcão a serem registradas. "A maioria (dessas operações) é feita no balcão... agora estamos obrigando o registro dessas operações de derivativos que são feitas fora da BM&F e da Cetip. Isso dará maior transparência ao volume de derivativos que está sendo montado", disse.


Outra medida que chamou a atenção do mercado concede poderes ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para regulamentar o mercado de derivativos. Essas regras podem diminuir o nível de alavancagem dos investidores e dificultar a realização de operações de hedge. Na opinião do especialista consultado, entretanto, o governo fez isso de maneira "relativamente suave" porque não alterou o estoque atual de posições vendidas das instituições.



Fonte: IG/Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário