domingo, 24 de julho de 2011

Manifesto foi publicado por acusado de ataques na Noruega, diz polícia

A polícia da Noruega confirmou neste domingo (24) que um manifesto de 1.500 páginas com conteúdo anti-islâmico foi publicado por Anders Behring Breivik na sexta, horas antes do duplo ataque que matou 92 pessoas em Oslo. O livro online descreve o plano, a fabricação de explosivos e a violenta filosofia por trás do ataque a bomba no centro de Oslo e o tiroteio no acampamento de jovens do Partido Trabalhista na ilha de Utoeya.


“Este manifesto foi publicado no dia dos eventos. Temos a confirmação disso”, disse o chefe da polícia, Sveinung Sponheim, em entrevista neste domingo (24). O documento afirma que o ataque já era preparado desde o outono (no hemisfério norte) de 2009.


Publicado na Internet diariamente, o texto inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo. Com o nome de "Andrew Berwick" na capa como autor, o documento detalha os preparativos da ação, destacando "o uso do terrorismo como um meio de despertar as massas", e admite que será lembrado como "o maior monstro nazista desde a II Guerra Mundial". Também inclui fotos do norueguês vestido com diferentes trajes e segurando uma arma.


Com várias referências históricas, o manifesto inclui numerosos detalhes da personalidade do agressor, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque. O texto, escrito em inglês, tem o título "A European Delaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083) e é firmado sob o pseudônimo "Andrew Berwick".



Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário