quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cesar Cielo é liberado para disputar Mundial em Xangai


O nadador brasileiro Cesar Cielo obteve uma vitória nesta quinta-feira no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na China. Julgado no caso de doping pelo uso de furosemida, a corte apenas manteve a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Cielo foi liberado para competir no Campeonato Mundial que começa na madrugada de sábado para domingo em Xangai, na China. Com a decisão, Cielo também poderá competir nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.


Os nadadores Nicholas Santos e Henrique Barbosa, também tiveram mantida pelo tribunal a advertência recebida pela CBDA. Apenas Vinícus Waked, que é reincidente em caso de doping, foi suspenso por um ano.

"O CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês) decidiu rejeitar os apelos da Fina (Federação Internacional de Natação) contra Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas dos Santos e confirmar a decisão da CBDA", informou o tribunal em um comunicado.

"O tribunal deu provimento ao recurso da Fina contra Vinicius Waked e sancionou o atleta com um ano de suspensão como resultado de um segundo caso de doping", disse ainda o TAS.

Em fevereiro do ano passado, Waked tinha sido punido com dois meses de suspensão por doping. Além da advertência, os resultados dos quatro nadadores no Troféu Maria Lenk foram anulados. Por isso Nicholas e Henrique, que tinham conseguido índice para o Mundial na competição, não estão em Xangai.

Cielo foi flagrado no doping no Rio - Cielo previa pegar no máximo dois meses de suspensão, o que o liberaria para disputar o Mundial. Caso tivesse sido punido por mais de seis meses, ele estaria automaticamente fora de Londres-2012.


Fonte: Jornal O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário