sábado, 16 de julho de 2011

Chávez delega funções a vice antes de viajar para Cuba


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, delegou parte de suas funções ao vice-presidente do país, Elias Jaua, horas antes de viajar a Cuba, onde será submetido à segunda fase do tratamento contra o câncer. Essa é a primeira vez, em 12 anos de governo, que Chávez se vê obrigado a delegar parte das funções da presidência.

Jaua, que esteve à frente do governo durante o primeiro período de ausência de Chávez, terá o poder de dar continuidade à política de expropriações de terras e indústrias, alterar orçamentos ministeriais, nomear ou suspender funcionários públicos e redefinir as diretrizes das comissões presidenciais, caso seja necessário. O presidente também deu autonomia ao ministro de Economia, Jorge Giordani, para promover mudanças no campo econômico. "Esse é o Chávez delegando", afirmou o presidente, em cadeia nacional de radio e TV.

Chávez anunciou na sexta-feira que viajaria a Cuba para dar continuidade ao tratamento, o que inclui sessões de quimioterapia. Há 12 anos no poder, Chavez foi submetido a uma cirurgia de emergência em Cuba para retirada de um tumor na região pélvica. O governo guarda segredo sobre a gravidade da doença e o local onde o tumor se alojara.



Fonte: IG/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário