quarta-feira, 20 de julho de 2011

Hepatite: Rio terá teste mais rápido


Moradores do Rio poderão fazer testes de diagnósticos rápidos de hepatite B e C na rede pública. O exame será oferecido a partir de agosto em cinco Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade, conforme antecipou ontem o ‘Informe do DIA’. Como parte de um conjunto de iniciativas para o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, outros 27 postos da cidade também contarão com os kits de exames nos dias 28 e 29. Ao todo, serão feitos 4,8 mil testes.

Nos CTAs, que já fazem teste de HIV, o resultado do exame de hepatite fica pronto em 30 minutos. O convencional leva de 30 a 90 dias. O diagnóstico mais rápido é considerado importante porque acaba com a possibilidade de o paciente esquecer de buscar o resultado e também ajuda a iniciar o tratamento com mais rapidez.

“Atualmente temos cerca de 100 vezes mais casos de hepatite B e C do que infecções pelo vírus HIV. O diagnóstico, porém, é difícil porque apesar de estarmos expostos ao vírus frequentemente, a doença é silenciosa. Às vezes se pode ficar 20 ou 30 anos com ela sem sintomas e, só percebê-la, quando ela está perto de evoluir para uma cirrose ou hemorragia digestiva. Essa é a importância de fazer testes periódicos”, alerta a a coordenadora do Programa de Hepatite da Secretaria Municipal de Saúde, Guida Vasconcelos.

De acordo com a coordenadora, ainda não foram desenvolvidos testes rápidos para os outros tipos de hepatite, mas diagnosticar a hepatite B pode ajudar na prevenção do tipo D, que começa, aos poucos, a chegar ao Rio.


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário