quinta-feira, 21 de julho de 2011

Combate ao câncer infantojuvenil tem encontro de instituições de todo o Brasil


Será realizado no Hotel Mirador nesta sexta-feira (22/07) e no sábado (23/07) o "I Workshop de Instituições Proponentes do Programa Diagnóstico Precoce" do Câncer Infantojuvenil. Participarão do encontro instituições dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Espiríto Santo. A realização do evento é do Instituto Ronald McDonald.

Estarão presentes Laurenice Pires, do Instituto Desiderata e a Dra. Sima Ferman, oncologista pediátrica do INCA e coordenadora científica do projeto da instituição, e Leda Amar de Aquino, do departamento de gestão de redes do Instituto Nacional de Câncer.

Na pauta temas como Desafios para Implementação dos Projetos; Avaliação de resultados do Programa; Apresentação dos Instrumentos de Acompanhamento; Apresentação da 2ª edição do livro “Diagnóstico Precoce do câncer na criança e no adolescente, entre outros.

O Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald existe desde 2008 e já foi expandido para 13 instituições de dez estados brasileiros. O programa tem como objetivo capacitar profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como os médicos do SUS que sejam referência para o atendimento de crianças e adolescentes, para que possam suspeitar adequadamente de casos de câncer em crianças e adolescentes.

Em 2009 foram capacitados 2.606 profissionais em oito estados brasileiros que contribuíram com o rápido diagnóstico de cerca de 18 casos de câncer. Em 2010, o Programa Diagnóstico Precoce foi ampliado para 13 instituições de dez estados brasileiros capacitando 3767 profissionais.

Na etapa 2011 serão 13 projetos de 11 estados brasileiros. Ao longo do ano, a expectativa é que mais de 6 mil profissionais da rede de atenção básica à saúde sejam capacitados.


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário