terça-feira, 31 de maio de 2011

Prazo para retiradas de ônibus irregulares termina hoje


Termina nesta terça-feira o prazo para que as empresas de transporte de passageiros retirem de circulação os ônibus com mais de sete anos de vida útil, conforme decreto assinado pela prefeita Rosinha Garotinho, determinando a renovação da frota. O presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mósso, garantiu que, se depender do órgão, a partir de amanhã (1º), os ônibus que estiverem em desacordo ao decreto não sairão nem da garagem. Ele disse que o prazo não será prorrogado.


Paulo Mósso informou que a publicação estabeleceu dois parâmetros: idade média dos veículos até cinco anos e idade máxima, sete anos. Com isso, acrescentou ele, o ônibus mais antigo que estará em circulação na cidade, por empresa, é do ano de 2004. “Todos com ano entre 1990 e 1999 serão impedidos de circular. Se houver reincidência, as empresas perderão a concessão da linha”, alertou.


O presidente da Emut afirmou que, para evitar que as empresas peguem um chassi velho e coloquem uma carroceria nova nos veículos, o decreto estabelece que a idade média de cinco anos deve ser a do chassi. “A partir de agora, renovação da frota será anual”, afirmou o presidente, destacando que antes da implantação da passagem a R$ 1, que ocorreu em maio de 2009, a idade média dos ônibus era de 12 anos, passando depois para 9,7 anos, mas não foi satisfatório. “O valor subsidiado pela Prefeitura às empresas, por causa da passagem a R$ 1 é elevado e não houve contrapartida das mesmas”, disse.


"Temos hoje 14 empresas de ônibus em Campos, sendo que 12 terão que se adequar. Confesso que algumas me preocupam, embora já tive conhecimento de que muitas já adquiriram novos carros. Acredito que a resposta será favorável e a cidade é quem sairá ganhando", afirmou ele, destacando que, se não houver condições, até mesmo por causa de pessoal, para a fiscalização nas garagens, a mesma ocorrerá no terminal. “Só sei que os passageiros não serão prejudicados e os ônibus, recolhidos”.


Ontem, a empresa Tamandaré apresentou sua nova frota, saindo em carreata pelas ruas da cidade. Cerca de 30 ônibus desfilaram pela Avenida 28 de Março, Sete de Setembro, chegando ao terminal, o que despertou a atenção das pessoas. A Tamandaré e a São João são as duas maiores empresas de transporte do município de Campos.






Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário