segunda-feira, 23 de maio de 2011

Filhos com poder de decisão


As crianças de hoje são menos abastadas que seus pais no quesito mesada, mas têm muito mais voz e poder de decisão dentro de casa, revela o estudo “Crianças de Ontem, Pais de Hoje”, realizado pelo Discovery Kids, canal de conteúdo dedicado ao público infantil e com 8,9 milhões de lares assinantes no Brasil.

O estudo, conduzido no terceiro trimestre de 2010, foi feito com 1.457 pais que são clientes de TV por assinatura e tem filhos de até 10 anos. Do ponto de vista financeiro, um terço dos entrevistados recebia mesada, enquanto apenas 17% das crianças atuais ganham esta bonificação. “Atualmente, há uma tendência maior de os filhos ficarem dentro de casa”, diz Marcela Doria, gerente de pesquisa da Discovery.

Enquanto quase 75% dos pais costumavam brincar na rua e ir a pé à escola, e mais da metade deles pegava ônibus sozinho, atualmente menos de 15% dos filhos andam sem a companhia de adulto pela cidade. Aumentou em 5% a proporção de crianças que jogam videogame e que recebem amigos em casa, enquanto diminuiu em 25% o número das que dormem fora.

Os pais passaram a dar mais autoridade aos filhos dentro do lar. Na prática, as crianças têm hoje mais liberdade para escolher o que vão comer, assistir e definir o horário de dormir.

Guloseimas e brinquedos

Os brasileirinhos têm influenciado cada vez mais as decisões de compra dos pais quando o assunto é alimentação, entretenimento e tecnologia. São os filhos que escolhem quais biscoitos, guloseimas e brinquedos seus pais colocarão no carrinho quando eles saem juntos na hora da compra. Essa, ao menos, foi a resposta dada por 83% dos entrevistados que participaram da pesquisa composta por 88% de lares com os dois pais e filhos.

Celular, web e televisão

Quase 20% das crianças brasileiras possuem aparelho celular, segundo estudo divulgado pelo Discovery Kids. A Internet também já entrou para a rotina de pais e filhos. Foi observado que 68% dos pesquisados assistem vídeos pela Internet, normalmente de conteúdo infantil ou musical. A web também é utilizada para jogos e para fazer o dever de casa. Em relação à TV, Marcela conta que 57% das crianças possuem televisão no quarto e que 93% dos entrevistados afirmaram assistir mais TV por assinatura do que aberta.


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário