quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hemocentro do HFM solicita doadores para manter estoque de sangue


O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, continua em busca de doadores para equilibrar o seu estoque de sangue. Por causa da baixa no estoque, que chega a 80%, algumas cirurgias eletivas estão temporariamente suspensas. Para reverter o quadro, a Unidade de Coleta Móvel estará nesta quarta-feira recebendo doações, das 8h às 17h, em frente à sede do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), no Centro, e convida aos militares da corporação, policiais e populares em geral para o ato de solidariedade.

De acordo com a assistente social Maria Gonçalves, das 70 doações diárias, consideradas como ideais, apenas 30 estão sendo registradas, o que compromete o andamento das cirurgias. “Nesse período de baixa temperatura alguns doadores não comparecem e somado à falta de cultura de doar sangue da população, nosso estoque está cada vez mais baixo. Precisamos de doadores voluntários, pois são com eles que conseguimos equilibrar o estoque e continuar salvando vidas. O número de doadores diminuiu, mas as cirurgias e emergências continuam acontecendo e isso nos deixa muito preocupados”, disse Maria, acrescentado que a unidade está precisando de todo o tipo sanguíneo.

A equipe da Coleta Móvel também estará na Praça São Salvador na quinta-feira e convida moradores da área central e bairros vizinhos para comparecerem e fazer a sua doação. Já na próxima semana, dias 30 e 31 (segunda e terça-feira) a coleta será no Hospital Doutor Beda, que está situado na rua Conselheiro Otaviano.

Para doar sangue, além de boa vontade, é preciso ter boas condições de saúde, pesar mais que 50kg, ter idade entre 18 e 65 anos. Também não precisa estar em jejum, basta não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas. O doador deve levar um documento original de identidade com foto. "Para as pessoas que receberam a vacina da gripe, o ideal é que aguardem 30 dias para que possam fazer doação de sangue", ressaltou a assistente social.



Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário