sábado, 7 de maio de 2011

Justiça Eleitoral cancela 1,4 milhão de títulos por faltas


A Justiça Eleitoral cancelou 1.395.334 títulos de eleitores que não justificarem a falta nas últimas três eleições. Em São Paulo, 332.717 tiveram o título cancelado. Segundo dados finais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apenas 72.104 eleitores regularizaram o documento neste ano.

O período de regularização começou em fevereiro e terminou em abril. Para tirar o novo título, é preciso apresentar no cartório eleitoral a carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Ele também terá que pagar eventuais multas. Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o eleitor com o título cancelado não pode tirar passaporte ou documento de identidade, receber salários se trabalhar para o poder público e obter certos tipos de empréstimos e inscrições.

Também não pode assumir um emprego público, se matricular em um estabelecimento de ensino público e conseguir documentos em repartições diplomáticas. Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno, serão contadas duas faltas para efeito de cancelamento. Os eleitores de 16 a 18 anos e com mais de 70 anos não estão nesta lista. Os portadores de deficiência física estavam isentos da regularização.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário