sexta-feira, 27 de maio de 2011

A partir de agora, o dia de “Corpus Christi” volta a ser feriado municipal







A prefeita Rosinha Garotinho sancionou nesta sexta-feira (27/05), a lei de autoria do vereador Nelson Nahim, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, reconhecendo municipalmente o feriado de Corpus Christi, em substituição ao feriado de 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. A sanção, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) contou, ainda, com a presença do Vice-prefeito, Doutor Chicão, dos bispos Dom Roberto Guimarães e Dom Fernando Rifan, empresários e secretários municipais.

A presidente da CDL, Maria Luiza Schulz foi a primeira a usar a palavra e agradeceu a Deus por estar realizando esse pleito tão sonhado pelos comerciantes que, segundo ela, carregam nas costas uma grande carga tributária. Em seguida, pediu a todos que rezassem um Pai Nosso e não escondeu a felicidade com o acordo firmado entre o comércio, a igreja e os Poderes Legislativo e Executivo.

O Bispo Dom Fernando Rifan, destacou que na igreja católica, a data da festa da Imaculada Conceição, continuará no calendário festivo. O bispo fez um apelo aos comerciantes, para que nesta data – 8 de dezembro- onde há missa na igreja católica no período da noite, os comerciantes possam deixar que seus funcionários compareçam. “Seria importante que nesta data, que continuará sendo comemorada pela igreja católica, os empresários facultem seus funcionários para que possam assistir à missa”, pontuou o bispo.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Nelson Nahim, ressaltou que esse problema de feriados se arrasta desde o seu primeiro mandato como vereador no ano de 1996. “Quando fui procurado pelos lojistas, disse que só apresentaria o projeto com o sinal verde do bispado. E assim foi feito. A presidente da CDL teve um encontro com o Bispo Dom Roberto, quando entregou um documento sobre o assunto. Dom Roberto reconheceu que o feriado de Corpus Christi é de maior expressão católica, sendo vital, e que ficou decepcionado ao saber que o município havia acabado oficialmente com esse feriado, mas que agora volta a ser regulamentado após este nosso encontro”, lembrou Nahim.

A prefeita Rosinha concordou em sancionar o projeto porque teve acordo entre o bispado e os comerciantes. “Quando fui procurada por Nelson Nahim para falar sobre este assunto, confesso que, no primeiro momento, achei estranho. Mas, fui convencida de que se tratava de um pedido da igreja e do comércio e, por isso, estou aqui para sancionar, pois o acordo tem que ser bom para todos”, finalizou.

Mudança - Há mais de uma década a CDL tenta resolver essa questão do feriado de 8 de dezembro. Com o passar dos anos, descobriu que para criar o feriado em homenagem a Santo Amaro, em 15 de janeiro, a Câmara em gestões passadas aboliu o feriado de Corpus Christi. Sendo assim, os lojistas marcaram um encontro com o presidente da Câmara, Nelson Nahim, que afirmou apresentar o projeto, desde que tivesse um sinal verde do Bispado.

Com a aprovação desta lei, ficam estabelecidos no município de Campos os seguintes feriados: sexta feira da Paixão (data móvel); São Salvador (06 de agosto); Corpus Christi (data móvel) e Santo Amaro (15 de janeiro).




Fonte: Ascom/Câmara Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário