A Petrobras apresentou nesta semana, o primeiro diagnóstico ambiental oficial da Bacia de Campos, área de maior produção de petróleo e gás do País. O estudo iniciado há quatro anos tem como meta caracterizar físico, química, geológica e biologicamente a região de cerca de 100 mil km² que abrange a bacia de Campos, situada entre o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
A analista do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Ana Paula da Costa Falcão, explicou que os trabalhos de caracterização que são coordenados pela Companhia visam formar uma base para a gestão ambiental das atividades de exploração e produção no País. “ Com estes dados fica mais fácil tomar decisões sobre o que é possível fazer em determinadas regiões, antecipando demandas que possam surgir”, ressaltou Ana.
O projeto da Bacia de Campos, segundo a pesquisadora, envolveu mais de 20 instituições de pesquisa e um enorme esforço de todos seus participantes. Ana Falcão destacou ainda, que o Cenpes possui hoje seis projetos de caracterização de grandes bacias: bacia potiguar e bacia de Campos (já finalizados), bacia de Sergipe-Alagoas, bacia do Espírito Santo e bacia de Santos (Em andamento) e bacia da margem equatorial ou amazônia azul (em fase de planejamento).
Fonte: Site Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário