quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brasil terá 59 novos casos de câncer por hora em 2012


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou nesta quinta-feira (24), as projeções de novos casos de câncer para 2012. Pelos números apresentados, até dezembro do próximo ano, 518.510 pessoas devem receber o diagnóstico da doença, uma média de 59 notificações por hora.

Nas mulheres, serão 260.640 registros, sendo o mais incidente o câncer de mama (52.680). Entre os homens, o total de novos casos é 257.870, sendo que três em cada dez afetarão a próstata, o tipo de tumor mais numeroso entre eles (60.180 novos casos).

Prevenção - O câncer já ocupa a segunda causa de morte dos brasileiros, atrás das doenças cardíacas, e os especialistas afirmam que são dois fatores que justificam o posto. O primeiro deles é o próprio envelhecimento da população. O aumento da expectativa de vida, já ressaltou a Sociedade Brasileira de Cancerologia, influencia no aumento de casos, já que o organismo envelhecido fica mais vulnerável às mutações celulares (uma das causas dos tumores malignos).

Mas são os hábitos nocivos à saúde, alerta o diretor do Hospital AC. Camargo (referência nacional em tratamento de câncer), Jeferson Luiz Gross, os principais culpados para a incidência. “O câncer tem explicações genéticas em 10% dos casos. O restante está muito enraizado em fumo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e obesidade”, diz Gross. “Todas as pesquisas são contundentes ao mostrar que a prevenção destes hábitos é a melhor forma de controlar o câncer.”



Fonte: IG/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário