quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estudos para vacina contra a dengue estão em fase final


O laboratório Sanofi Pasteur anunciou nesta terca-feira, em São Paulo, que os estudos clinicos da sua vacina contra dengue estão na etapa final. O imunizante já foi testado em mais de 20 estudos clínicos de eficácia, finalizados ou em andamento, em adultos e crianças entre 2 e 45 anos, nos Estados Unidos, Asia e America Latina. A previsao e que a vacina esteja aprovada para producao e comercializacao entre 2014 e 2015.

Para isso, uma fábrica ja está sendo construída em Neuville, na Franca, desde 2009, em paralelo aos estudos, e deve estar pronta em 2014, com capacidade de produzir centenas de milhoes de doses. "Hoje, estamos muito entusiasmados por estarmos na etapa final de desenvolvimento clínico. Estamos muito confiantes de que seremos os primeiros a obter nos proximos anos uma vacina contra a dengue, que irá atender as necessidades medicas e mudar a vida de milhoes de pessoas em todo o mundo", disse o presidente e diretor-geral do Sanofi Pateur, Olivier Charmeil.

No Brasil, o programa de desenvolvimento clínico da vacina da dengue inclui mais de quatro mil voluntários, com dois estudos em andamento. Um deles, que analisa a seguranca do imunizante, com 150 pessoas - criancas e adolescentes de 9 a 16 anos - foi iniciado em agosto de 2010, em Vitória, no Espirito Santo, e está sendo conduzido pelo Núcleo de Doencas Infecciosas da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), sob a coordenacão do pesquisador Reynaldo Dietze.

O segundo estudo, que analisa a eficácia, está sendo realizado em Fortaleza, Natal, Vitória, Goiania e Campo Grande, com de 800 a mil pessoas por local de pesquisa. Acompanhando de perto esses resutados, o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirma que a vacina é prioridade para o Brasil e deverá estar, assim que for aprovada, disponível de graça para a população.



Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário