segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nosso país é cada vez mais respeitado lá fora, diz Dilma


A presidenta Dilma Rousseff disse ao longo de seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (26), que o Brasil está cada vez mais respeitado no exterior. Ela voltou recentemente dos Estados Unidos, após ser a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Dilma iniciou o programa falando sobre o momento histórico em Nova York. Para a presidente, a visão do mundo sobre o Brasil é outra agora. “Foi uma honra abrir a Assembleia Geral da ONU. Além de ser a primeira mulher a discursar na abertura, estava representando o Brasil, um país que vem tendo cada vez mais destaque no cenário internacional. A força do nosso país e as opiniões do nosso povo estão sendo cada vez mais respeitadas lá fora”.

A presidente disse que a solução da turbulência econômica mundial depende de uma união de forças. “O mundo vive um momento delicado. É uma crise financeira que nasceu nos países mais ricos e está deixando milhões de desempregados em todo o mundo, em especial, nos países mais ricos. A posição defendida pelo Brasil na ONU é de que a saída para a crise econômica mundial deve ser discutida por todos os países juntos. É claro que os países desenvolvidos têm uma responsabilidade muito maior, porque lá que a crise começou. Mas todos os outros países sofrem as consequências de alguma forma, ainda que indireta. Então, todos devem ter o direito de participar das soluções”.

Mas, segundo Dilma, o país está preparado para encarar a crise internacional. “O Brasil está bem preparado para este momento. Temos reservas internacionais em dólar, estamos fortalecendo o nosso mercado interno e mantendo os nossos empregos. Vamos assegurar o crescimento da economia, continuar com nossa política de distribuição de renda e vamos dar mais oportunidades para todos melhorarem de vida”.

Dilma afirmou ainda que, apesar da crise mundial, está animada com o futuro do país. “O Brasil está mostrando ao mundo que é possível fazer a economia crescer e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas melhorem de vida. Foi assim que conseguimos driblar a crise econômica mundial em 2008, e é assim que estamos nos preparando para evitar impactos maiores da crise atual sobre o Brasil e sua economia. Então, voltei muito animada da Assembleia da ONU. Levamos para o mundo as nossas experiências, as nossas ideias e nossa forma de encontrar soluções para os problemas”.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário