terça-feira, 20 de setembro de 2011

Comunidade acadêmica propõe parceria para desenvolver setor rural






O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim, recebeu na manhã desta terça-feira (20) em seu gabinete uma comissão formada por pesquisadores e dirigentes de instituições de pesquisas ligadas à geração de tecnologia para a produção rural. Pesquisadores e dirigentes da Uenf, UFR-RJ, Emater e Pesagro, apresentaram propostas de parceria com a municipalidade voltada para a difusão de tecnologias desenvolvidas com base na realidade da região.


As novas tecnologias visam implementar a produção de diversos segmentos do campo, e o objetivo é promover o desenvolvimento regional sustentável. Após ampla explanação sobre os efeitos que advirão da aplicação das novas tecnologias, o presidente Nelson Nahim sugeriu aos membros da comissão que seja formatado um documento com os projetos de cada segmento, devidamente associados, para que ele encaminhe à prefeita Rosinha Garotinho, com a proposta de parceria entre as instituições de pesquisa e os respectivos órgãos da prefeitura.


A parceria visa promover desenvolvimento da piscicultura, zootecnia, agropecuária, fruticultura, ovinocultura, caprinocultura, dentre outras atividades. “Esta é uma iniciativa importantíssima. Temos aqui uma expressiva representatividade da comunidade científica de Campos que investiga, descobre, cria e pensa tudo que é necessário para promover o desenvolvimento do meio rural. Estão reunidas as melhores cabeças que pesquisam os segmentos de toda cadeia produtiva no campo”, observou Nelson Nahim que acrescentou:


“O melhor é que estão todos com um único objetivo: propor parcerias para que um excelente produto com a marca da Uenf, da UFR-RJ, da Pesagro e da Emater seja colocado ao alcance dos produtores rurais, que vão ser contemplados com mudas de qualidade de cana-planta, de hortaliças, de frutíferas, bem como vão aprender a implementar novas atividades como o beneficiamento de produtos e introdução da piscicultura e beneficiamento artesanal de matérias-primas, que vai gerar mais emprego, mais renda e vai contribuir para controlar o preocupante êxodo rural, fixando o homem no campo”, destacou o presidente da Câmara, acompanhado do vereador e também presidente da Comissão de Trabalho de Defesa do Meio Ambiente, Dante Pinto Lucas.




Fonte: Ascom/CMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário