quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rio tem 82% dos focos da dengue dentro de casas



Análise da Secretaria Municipal de Saúde — que segunda-feira declarou que a cidade vive epidemia de dengue — indica que 82% dos focos do mosquito transmissor do vírus estão dentro das residências. Por isso, o carioca não pode se descuidar, nem os que vivem em regiões com menos incidência da doença. Levantamento feito por O DIA mostra que, de uma área para outra da cidade, há grande diferença na taxa de infectados a cada grupo de 100 mil habitantes. 

Se na região de Bangu, Realengo e adjacências este número chega a 846, na Zona Sul está em 98,5. Para que seja caracterizado surto, o índice tem de passar dos 300. A média em todo o município do Rio é de 376,5 pessoas doentes a cada grupo de 100 mil. Em três das dez Áreas de Planejamento em que a administração municipal divide a cidade, este índice é muito superior a 300, o que ‘puxou’ a média para cima, fazendo a prefeitura decretar epidemia. Na Zona Sul, o índice encontra-se bem abaixo e, nas outras seis áreas, está entre 100 e 200, configurando média incidência da doença. 

Segundo o subsecretário de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, apenas 20% dos focos do mosquito estão no comércio, indústria ou ruas. “Não pode haver descuido, nem na prevenção em casa, nem com os sintomas. Se houver febre, deve-se começar a beber água e procurar polo de atendimento”. O prefeito Eduardo Paes afirmou ontem que o Rio já estava preparado para enfrentar a epidemia. “Hoje, o atendimento nos polos é satisfatório, mas se houver necessidade, pode ser ampliado”, declarou.

Desde 1º de janeiro, o município já registrou 12 mortes e 50.016 casos da doença.

Fonte: Jornal O Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário