terça-feira, 10 de abril de 2012

Disparam as pesquisas por minas de terras raras no Brasil


A descoberta de uma reserva de neodímio, um dos 17 elementos do conjunto de minerais chamado terras raras, pelo geólogo João Carlos Cavalcanti, reflete o aumento no número de pedidos para a execução de pesquisas protocolados por mineradoras instaladas no Brasil junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O órgão do Ministério de Minas e Energia registra 214 requerimentos de autorização de pesquisa por terras raras desde a década de 1940. A maior parte dos pedidos, contudo, se concentra nos últimos dois anos. Em 2011, foram 106 requerimentos de autorização para pesquisar novas reservas de minerais raros como cério, lantânio e monazita.

Os elementos são matérias-primas essenciais para produzir eletroeletrônicos de alto desempenho, como baterias de carros elétricos, circuitos de computadores e dispositivos de misseis. Em 2011, os pedidos ao DNPM somaram 67 solicitações de estudos geológicos para identificar depósitos dos insumos minerais que estão por trás das telas de smartphones, notebooks e tablets.


Fonte: IG/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário