segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dilma discute parceria comercial e crise global com Obama nos EUA


O primeiro compromisso nesta segunda-feira (9) da agenda da visita oficial da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos será uma reunião na Casa Branca - seguida de almoço - com o presidente Barack Obama, na qual ambos discutirão temas relacionados ao comércio entre os dois países, a cooperação nas áreas de educação, tecnologia e energia e assuntos de política global.

A reunião será o terceiro encontro bilateral entre Obama e Dilma desde a posse dela, em janeiro de 2011 e, segundo Erin Pelton, porta-voz da Casa Branca, "vai aprofundar uma parceria que nunca foi tão forte". Com a viagem, Dilma retribui a visita de Obama ao Brasil em março de 2011.

No encontro com Obama, a presidente deverá reiterar a necessidade de unir esforços no combate à crise econômica mundial, com uma ação conjunta para se fazer frente à instabilidade provocada pela "guerra" cambial. No mês passado, Dilma reclamou do que chamou de "tsunami monetário" dos países desenvolvidos, do qual, segundo ela, o Brasil se tornou alvo.

Na área comercial, depois de décadas, os Estados Unidos foram ultrapassados pela China e deixaram de ser o principal parceiro comercial do Brasil. Os dois governos pretendem agora ampliar as trocas comerciais, estimulados pelos sinais de recuperação da economia norte-americana.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário