terça-feira, 17 de abril de 2012

O que mais faltam inventar?


**** Vídeo - Assista AQUI ****


Desde a última terça-feira (dia 10), esta Casa de Leis vem sendo alvo de denúncias, críticas, calúnias e difamações levantadas, covardemente, por reportagens da INTER TV PLANÍCIE (afiliada da Rede Globo) referente ao aluguel de carros populares, conforme publicado um dia antes no Diário Oficial do Município.

Toda essa farsa, assinada pela repórter Bárbara Zaganelli, o cinegrafista Osiel Azevedo e o produtor Gustavo Motta, teve a finalidade de confundir, enganar e fazer com que a população ficasse contra ao Legislativo Municipal. O golpe, orquestrado como “EXCLUSIVIDADE”, foi mais uma estratégia, de âmbito regional, para tentar alavancar altos índices de audiência e, ainda, fazer com que este conteúdo ganhe repercussão na rede estadual ou, quem sabe, até nacional.

Mas, pelo pouco de discernimento que tenho em Comunicação Social como radialista, não é dessa forma que conquista a credibilidade. Pelo contrário, é dessa forma que conquista sim: o desespero, o desequilíbrio e falta de comprometimento com os telespectadores em pleno horário nobre. Tudo começou horas antes do início da sessão ordinária da última terça-feira (dia 10), quando fomos alertados que uma equipe de reportagem estaria se dirigindo ao Legislativo para tentar levantar, de toda a maneira, informações referentes aos veículos utilizados para serviços internos da Câmara.

Ao chegarem aqui, faltando, apenas, 10 minutos para iniciar os trabalhos da Casa, foram informados que seriam recebidos, logo após o término das sessões. Vale lembrar que esta norma sempre foi respeitada por todos os colegas da imprensa que nos honram com a sua presença na primeira fileira do plenário para acompanhar os nossos trabalhos legislativos.

Porém, insatisfeitos e alegando que não poderiam esperar o término das sessões, a INTER TV PLANÍCIE ultrapassou todos os limites ao apresentar em seu telejornal noturno um total desleixo, ferindo a conduta ética e moral do jornalismo, o que já é de praxe desta emissora, ao usar, abusar, divulgar e, ainda, pronunciar-se, inconscientemente, ao conduzir a reportagem ao ar, sem se quer, permitir que o Legislativo esclarecesse a verdade dos fatos, desrespeitando e, ao mesmo tempo, oferecendo uma informação de má qualidade a todos que, naquele exato momento, assistiam o noticiário local.

Amargurados com a repercussão fracassada do conteúdo, no dia seguinte (quarta-feira – dia 11), recebemos a informação que os mesmos estariam dispostos a retornar a esta Casa e tentar, novamente, confundir a todos com o seu jornalismo despreparado e ambicioso, tudo para apelar e buscar o tão temido ibope. Mesmo, alertado do fato, a equipe foi recebida pelo Diretor Geral da Câmara, Amaro Luiz Rangel, onde foram apresentadas todas as planilhas, os controles de entrada e saída dos veículos, o processo licitatório e o cálculo de todas as despesas.

No total, foram mais de meia hora de informações, conversas e capturas de imagens. Mas, lamentavelmente, o que já era esperado, só foi ao ar menos de 2 minutos de entrevista. E, um detalhe: nada do que foi esclarecido, diante as perguntas maldosas, truculentas e perversas da repórter ao Diretor, foram ao ar. Simplesmente, o material que vocês assistiram na TV (nesta segunda reportagem exibida na noite de quarta) foi totalmente editado, montado e distorcido pela INTER TV PLANICIE de uma forma desumana, irresponsável e cruel.

Com mais uma reportagem fracassada, através de um jornalismo vergonhoso, voltamos a receber novas denúncias, informando que no outro dia a equipe não descansaria enquanto não obtivessem benefícios e vantagens próprias na apuração, de maneira direta, porém, capciosa e negativa. Portanto, já na manhã de quinta-feira (dia 12), conforme já era esperado, fomos presenteados, outra vez, pela equipe na sede do Legislativo com a mesma intenção: aprofundar ainda mais em informações falsas, pois já era de conhecimento do Legislativo que a mesma emissora já estaria visitando lugares e apurando possíveis contatos irregulares para atingir brutalmente o conjunto de vereadores desta Casa.

Alertados verbalmente pelos funcionários que eram estritamente proibidos filmar nas dependências do Legislativo sem autorização prévia, o rompimento com a ética, a dignidade, a moral e, principalmente, o caráter falaram mais alto e fizeram transparecer, ainda mais, a audácia, a ganância e o ímpeto desses considerados profissionais da imprensa na incansável luta pela sobrevivência. Ou seja, pela suada audiência.

Mesmo sabendo das segundas intenções, os guardiões do ibope foram atendidos, cordialmente, pela Assessoria de Imprensa da Casa e, posteriormente, pelo Diretor. Vale destacar que, em todas as vezes que estiveram na Câmara Municipal, à reportagem da INTER TV PLANÍCIE foi recepcionada pelos setores competentes, sem nenhum tipo de constrangimento, aperto ou omissão. Mas, conforme já era sabido que as informações verídicas, novamente, não iriam ao ar, da maneira que deveriam ser relatadas, foi solicitado aos mesmos, por questão de garantia e precaução a esta Casa ao relatar as devidas explicações, que ambos formalizassem um documento por escrito, protocolado e destinado à Presidência desta Casa de Leis para que fossem analisados os pedidos de informações no processo da tal licitação em questão.

Vale lembrar que o serviço de protocolo é um procedimento já implantado internamente na Câmara, com ciência de todos os setores e, que jamais, seria aberta exceção a qualquer outro tipo de natureza, principalmente, em episódios desse nível onde não existiu respeito, dignidade e decoro. Infelizmente, o tão esperado documento só chegou ao Legislativo, propositalmente, no meado da tarde da última sexta-feira (dia 13), para que não houvesse chance de respondê-lo e, com isso, a INTER TV PLANÍCIE, ganharia tempo para gerar a terceira reportagem (na noite da sexta-feira 13) com a mesma petulância que sempre costuma exercer em seus telejornais: faltar com a imparcialidade diante dos seus patrocinadores, telespectadores e público, em geral.

Quero ressaltar que, desde o início, a produção da emissora foi comunicada, incansavelmente, que o pronunciamento e o esclarecimento dos fatos levantados, se não fossem suficientes e necessários, só seriam revelados oficialmente durante a sessão desta terça-feira (dia 17) para que não houvesse mais nenhum tipo de violação de informação, causando um desgaste desnecessário às vítimas deste lamentável episódio implantado pela INTER TV PLANÍCIE. Mas, este comunicado foi ignorado antes e depois de todas as exibições das matérias inverídicas.

Bom esclarecer, ainda, que ficou nítido que a perseguição política desta emissora ao Poder Legislativo foi tão banal, vulgar e corriqueira que ela foi, simplesmente, à única e a pioneira na divulgação de toda esta farsa roteirizada mediante a sociedade. Outros meios de comunicação de massa incomparáveis com grande relevância, seriedade e credibilidade não só no município, como também, na região, não se submeteram, em hipótese nenhuma, a se ridicularizar com tamanha apelação em sua programação. Era nítido que o esforço em alavancar e fazer com que o sucesso dos seus noticiários fizesse com que esses profissionais garantissem a qualquer custo para as suas respectivas promoções. Motivo de orgulho e comentários nas principais redes sociais dos próprios autores.

Tanto é que, até este exato momento, não fui comunicado oficialmente por nenhum outro veículo de imprensa que tivesse criando empecilhos, confundindo a população e inventando tantas barbaridades. E olham que, atualmente, a internet permite inúmeras ferramentas de informações como blogs, twittes, vídeos, facebooks, notícias em tempo real... Mas, tenho a certeza e a convicção que estes são os verdadeiros pioneiros da informação. São estes os que correm, de fato, atrás das notícias, de forma precisa, responsável, verdadeira e, acima de tudo, honrando a profissão o qual terão sempre a minha profunda admiração. Afinal, cada um tem a audiência que merece!

E, de antemão, quero avisar aos nobres vereadores que fiquem atentos! A INTER TV PLANÍCIE não vai parar por aí. Como este ano, é eleitoral, já fomos informados que já existem pautas encomendadas e que estão sendo levantadas, proporcionando transtornos e, principalmente, atingindo a integridade física e moral de funcionários, vereadores e prestadores de serviço, sem exceção. A qualquer momento e sem pudor, virão à tona para intimidar, afetar e amedrontar todos nós. Isso é um assunto bastante grave e que precisamos tomar medidas drásticas para que possamos ter uma eleição de paz, tranqüilidade e, acima de tudo, serenidade com ética, postura e índole. Afinal, quem não deve, não teme!

OBS1) Por volta das 20h, durante a terceira sessão da noite, recebi uma informação que uma nova reportagem (a quarta desta novela mexicana) foi ao ar durante os trabalhos legislativos, após noticiar toda a verdade transcrita acima. E, mais uma vez, foi nítido perceber que os profissionais do ibope não se interaram ou fizeram-se de desentendidos do assunto. Nada que expliquei na íntegra, inclusive a agência de veículos que os mesmos forjaram o gerente a revelar preços diferentes do mercado e que, no dia seguinte, estive pessoalmente na mesma para esclarecer a verdade dos valores, deixaram, mais uma vez, no vácuo. Afinal, a lema da INTER TV PLANÍCIE é: voltar a insultar a Câmara Municipal de Campos, sem permitir que a mesma tenha o direito de se defender das críticas impostas. A estratégia de liberar o conteúdo, enquanto a sessão estava acontecendo, seria mais uma mera coincidência?

OBS2) Durante todas as sessões desta noite, a movimentação da equipe da INTER TV PLANÍCIE era fora do normal no plenário. Não bastasse interrogar seguranças da Casa com a câmera ligada, microfone posicionado e, algumas vezes, com equipamento escondido, questionavam a seguinte pergunta: "Por que o Presidente não pode falar com INTER TV PLANÍCIE?". Detalhe: as imagem foram, mais uma vez, feitas sem autorização prévia do Legislativo e, principalmente, dos profissionais que estavam sendo vítimas, e, ao mesmo tempo, cumprindo suas funções.

Gostaria de avisar a emissora global que estarei sempre à disposição. Porém, com uma única exigência: que todas as minhas respostas fossem ao ar na íntegra. Ou seja, sem cortes ou edições e com transparência.

OBS3) Por volta das 21h, após o término das sessões, fomos informados que a equipe encontrava-se ao lado de fora do Legislativo (nas escadarias), gravando uma passagem tendenciosa e utilizando as informações dadas pela segurança e assessoria de imprensa que eu não se pronunciaria naquele momento para os mesmos. O que adianta ceder o espaço se não me garantem o direito da palavra por completo durante as exibições de seus conteúdos? Prova disso, foi a reportagem desta noite, aonde, mais uma vez, esquivaram-se da veracidade.

Repito: Estarei sempre à disposição. Porém, com uma única exigência: que todas as minhas respostas fossem ao ar na íntegra. Ou seja, sem cortes ou edições e transparência.

Vale destacar, ainda, que a qualquer momento, estarei informando a todos os leitores, a imprensa e a população, em geral, seja por escrito neste espaço ou durante as sessões ordinárias, na íntegra, todas as denúncias, críticas, calúnias e difamações levantadas, covardemente, por reportagens da INTER TV PLANÍCIE, caso esta perseguição política persistir. Dessa forma, tenho a perfeita convicção que os meus esclarecimentos não serão desviados. E, na oportunidade, estarei postando o parecer da Procuradoria do Legislativo e, principalmente, o vídeo da abertura da sessão desta terça-feira (dia 17) sem cortes, edições ou distorções.

E, antes dos “donos da verdade” afirmar nas próximas matérias, enganando e colocando a população contra a esta Casa de Leis, que o Presidente do Legislativo não se pronunciou com a equipe da reportagem ou ainda não obtiveram respostas sobre o documento protocolado, lembrem-se em anexar, corretamente, os documentos exigidos para conseguir as devidas informações. E, pelo menos, tentam respeitar o prazo da resposta que são de até 15 dias úteis. Isso, vale não só no Legislativo, mas em qualquer outra instituição.

Não tenham dúvidas que este mesmo procedimento será obedecido pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes ao solicitar todas as reportagens exibidas em seus noticiários para tomar as medidas judiciais cabíveis e necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário