quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama vence entre mulheres e hispânicos, mas perde entre brancos




Duas parcelas da população americana foram definitivas para a reeleição do presidente Barack Obama, nesta terça-feira (6): as mulheres e os hispânicos. O democrata recebeu 55% dos votos femininos contra 43% de seu oponente republicano, Mitt Romney, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos do dia da eleição.

Obama registrou a mesma taxa obtida em 2008 e quase alcançou a vantagem de 13 pontos sobre o então candidato republicano, John McCain. Já entre os hispânicos, Obama recebeu cerca de 66% dos votos, de acordo com a mesma pesquisa. Ele manteve a taxa de quatro anos atrás.

De acordo com o jornal "The New York Times", o presidente venceu entre os jovens, mas recebeu menos votos do que em 2008. Em seu discurso da vitória, o democrata deixou clara a importância desses eleitorados em seu governo.

"Acredito que podemos cumprir a promessa de nossa fundação: a ideia de que, se você está disposto a trabalhar muito, não importa quem você é, de onde vem, qual é sua aparência ou quem ama. Não importa se você é negro ou branco, hispânico, asiático ou indígena americano, jovem, velho, rico ou pobre, saudável, deficiente, gay ou heterossexual."

Foi muito aplaudido nessa passagem. Obama também prometeu se superar no segundo mandato. "Nesta eleição, vocês, o povo americano, nos fizeram lembrar que, embora nosso caminho tenha sido árduo, embora nossa jornada tenha sido longa, nós nos reerguemos, nós lutamos para recuperar o terreno perdido, e sabemos em nosso íntimo que para os Estados Unidos da América o melhor ainda está por vir", declarou.

Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário