terça-feira, 1 de maio de 2012

Imposto de Renda: para quem perdeu o prazo, o melhor é pagar dívida de uma única vez




O prazo era longo, os avisos foram muitos, mas, ainda assim, houve gente que não entregou a declaração do Imposto de Renda (IR) a tempo. Segundo a Receita Federal, até as 20h de ontem, 24,8 milhões de brasileiros tinham enviado o documento, dos 25,4 milhões previstos. Agora, além de pagar a multa - de R$ 165,74 no mínimo e 20% do valor devido, no máximo -, o contribuinte em atraso deve pensar em como vai quitar os débitos com o Leão. 

Para quem vai pagar imposto além do que ficou retido na fonte, o melhor é evitar, ao máximo, o parcelamento. A Receita permite a divisão em até oito vezes, mas cobra a mais nesse caso. Há um acréscimo de 1% por parcela, além dos juros mensais da taxa básica de juros, a Selic. Segundo o economista Nelson de Sousa, do Ibmec, raras aplicações vão render mais que os juros da Receita: "Se a pessoa não tem dinheiro, o melhor pode ser parcelar. Mas, se tiver economias guardadas, o ideal é usá-las para quitar o imposto de uma única vez."

Bancos fora de cena - As declarações em atraso poderão ser entregues a partir de amanhã, por causa do feriado de hoje. Não é possível, todavia, fazer a entrega por meio das agências bancárias, restando apenas a internet ou os postos de atendimento da Receita, que poderão enviar o documento levado em disquetes ou pen drives.

Fonte: Jornal Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário