Uma embalagem aqui,
um papel ali, uma latinha acolá e lá ia o Sujismundo deixando um rastro de
sujeira pelas ruas por onde passava.Apesar de criada há 40 anos, a peça
publicitária que usava o personagem porcalhão para educar as pessoas a não
jogar lixo fora do lugar ainda poderia ser bem útil nos dias de hoje.
É isso o que pensa o
Siemaco (sindicato dos trabalhadores e empresas de limpeza urbana), que vai
propor ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) uma parceria para acordar os
"sujismundos" de plantão."É gente que pensa: alguém vai limpar.
Mas o varredor acaba de varrer e vem um cara e joga lixo ali", desabafa o
presidente da entidade, Moacyr Pereira.
O sindicato deve entregar
hoje um documento à prefeitura para pedir auxílio na realização de uma campanha
educativa, que inclua a discussão nas escolas. A ideia é que, além de um filme
publicitário, a ação tenha como educadores os profissionais da limpeza (15 mil,
entre responsáveis pela varrição e pela coleta de lixo).
Eles devem ser treinados
para alertar as pessoas dos problemas gerados pelo lixo jogado na rua e para
atuar mais ativamente na fiscalização, denunciando à prefeitura, por exemplo, o
descarte de entulho irregular.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário