terça-feira, 2 de outubro de 2012

Produção industrial cresce 1,5% em agosto, aponta IBGE

Em mais um sinal da recuperação do setor, a produção da indústria cresceu 1,5% em agosto na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período) com julho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (2). 

Trata-se do terceiro resultado positivo seguido nesse indicador e da maior expansão desde maio de 2011 (1,6%). Em julho, a alta havia sido de 0,5%. Nesses três meses de crescimento, a indústria acumula alta de 2,3% e zera as perdas registradas no período de março a maio, segundo o IBGE. 

De julho para agosto, a produção da indústria cresceu de modo generalizado, com alta em 20 dos 27 setores pesquisados. Apesar da reação no período mais recente, a indústria ainda opera num ritmo abaixo do verificado em 2011 sob impacto da crise externa, do aumento das importações e da retração dos investimentos. 

Em relação a agosto do ano passado, a produção caiu 2%. Essa é a décima segunda queda consecutiva nessa base de comparação. Em relação a agosto de 2011, houve queda de 2%. 

Com esse resultado, a produção da indústria acumula uma queda de 3,4% no ano. Na taxa anualizada (últimos 12 meses), o setor registra retração de 2,9%. 

De junho para julho, os destaques de alta foram os setores de veículos automotores (3,3%), alimentos (2,1%), fumo (35%) e refino de petróleo (2,5%). Já as quedas de maior impacto ficou com máquinas e equipamentos (-2,6%). 

 Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário