sexta-feira, 20 de julho de 2012

Petrobras fecha acordos de US$ 4,5 bilhões no pré-sal


A Petrobras anunciou na quinta-feira ter assinado dez contratos, somando US$ 4,5 bilhões, para a construção e integração dos primeiros seis módulos de oito plataformas replicantes do tipo FPSO, que produz, armazena e transfere óleo e gás. Os contratos dos replicantes, assim chamados por terem projetos semelhantes, eram aguardados no mercado há meses e várias empresas participaram da disputa.
As oito plataformas serão instaladas no pré-sal da Bacia de Santos, nos campos de Lula (ex-Tupi) e Sapinhoá (ex-Guará). A primeira delas tem previsão de iniciar as operações em 2016, com capacidade para produzir 150 mil barris por dia cada. Os cascos dos oito replicantes já estão sendo construídos pelo Grupo Engevix, no estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Os contratos foram assinados junto com os parceiros BG Group, Petrogal Brasil e Repsol Sinopec, sócias minoritárias da Petrobrás nos campos.
Venceram a concorrência e serão contratadas para os serviços os estaleiros Keppel Fels (RJ), o Jurong (ES) e o consórcio Mendes Júnior/OSX (RJ). Cada um venceu a concorrência para a integração de dois FPSOs cada e têm a possibilidade de uma terceira unidade mais à frente.
A Petrobras ainda avalia o tipo de óleo na área onde serão instalados os dois replicantes que ainda faltam ter a integração contratada antes de encerrar essa disputa.

Fonte: Site UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário