terça-feira, 17 de julho de 2012

EUA aprovam pílula anti-Aids para não infectados pelo HIV



A prevenção da epidemia de Aids entrou numa nova e mais promissora fase ontem, com a aprovação da Truvada pela Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês). O remédio já é usado no tratamento de doentes com Aids. Mas se tornou agora o primeiro medicamento a receber aprovação para uso em prevenção. Não é vacina e ainda há questões de segurança em aberto. Por isso, seu uso tem restrições. Por enquanto, o uso da pílula só vale para pessoas que têm companheiros soropositivos ou são expostas ao vírus, como prostitutas.

Originalmente aprovada em 2004, para integrar coquetéis antirretrovirais, a Truvada logo tornou-se a droga mais usada do gênero nos Estados Unidos por sua eficácia. Além disso, ela revelou-se também eficaz na prevenção. Segundo testes realizados pelo laboratório Gilead Sciences e agora corroborados pela FDA, a taxa de infecção em homens homossexuais saudáveis que tomaram a Truvada foi reduzida de 42% a 75%.

A aprovação veio às vésperas da divulgação de um novo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), prevista para amanhã.

Fonte: Jornal Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário