quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Marta toma posse como ministra pela segunda vez em governo petista, agora na pasta da Cultura



A ex-prefeita de São Paulo (2001/2004), ex-ministra do Turismo do governo Lula, a atual senadora pelo PT, Marta Suplicy (SP) toma posse nesta quinta-feira às 11h em cerimônia no Palácio do Planalto para o cargo de ministra da Cultura em substituição da cantora e compositora Ana de Hollanda, irmão de Chico Buarque.
 
A entrada de Marta foi oficializada na tarde desta terça-feira (11) pela ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, no Palácio do Planalto, depois de rápida reunião de Ana de Hollanda com a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, Ana saiu sem conversar com a imprensa.
 
Ao falar pela primeira vez após a confirmação do Planalto, Marta, que ocupava a vice-presidência do Senado, se disse “surpresa” com a indicação e que ainda precisaria "estudar" os temas da pasta antes de definir as prioridades de sua gestão. A parlamentar evitou comentar as polêmicas que envolveram sua antecessora.
 
Entre as controvérsias que marcaram a presença de Ana no cargo estão a aprovação de um projeto de R$ 1,3 milhão para criar um blog de leituras de poesia feito por uma amiga; a cobrança da AGU (Advocacia Geral da União) por gastos dela em fins de semana no Rio de Janeiro sem compromissos oficiais e o recebimento de camisetas da escola de samba carioca Império Serrano, enviadas seis meses após o ministério zerar a inadimplência da agremiação.

O caso envolvendo a Império Serrano chegou ao Comissão de Ética Pública da Presidência da República que lhe pediu esclarecimentos, mas acabou arquivado, “por não se encontrar falta ética no episódio”, como esclareceu o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, em abril deste ano.
 
A entrada de Marta Suplicy é a 13ª mudança do governo Dilma Rousseff em seu quadro ministerial.


Fonte: Site UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário