quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Inflação oficial para agosto é a maior em cinco anos, aponta IBGE




A inflação oficial do País, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), encerrou o mês de agosto com alta de 0,41%. Essa é a maior variação do indicador para o período em cinco anos. Em agosto de 2007, o IPCA apresentou um avanço de 0,47%. No ano passado, no mesmo período, a alta havia sido de 0,37%.
O desempenho da inflação em agosto também ficou ligeiramente abaixo do resultado verificado em julho, quando houve variação de 0,43%. Com este resultado, o acumulado no ano até agosto está em 3,18%. Considerando os últimos doze meses, o índice acumula alta de 5,24%.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Segundo o IBGE, entre os grupos de produtos e serviços pesquisados, alimentação e bebidas foi o que apresentou o maior resultado, embora um pouco menor, passando para 0,88% em agosto após ter atingido 0,91% em julho.
Nas regiões metropolitanas de Fortaleza e Curitiba ocorreram as maiores altas nos alimentos, com 1,36% e 1,30%, respectivamente. Belém registrou o menor resultado, com 0,47%. A meta de inflação definida pelo Banco Central para este ano tem centro em 4,5% e tolerância de dois pontos percentuais para mais (6,5%) ou para menos (2,5%).
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange nove regiões metropolitanas do País, além das cidades de Brasília e Goiânia.

Fonte: IG/Último Segundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário