terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Desaceleração da indústria faz PIB do terceiro trimestre ficar estável


A economia do Brasil pisou no freio no terceiro trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País, ficou em 0% em relação aos três meses anteriores. No mesmo período em 2010, o resultado foi um avanço de 0,4% sobre o mesmo intervalo um ano antes.

Em relação ao segundo trimestre, somento o setor agropecuário apresentou avanço de 3,2%. A Indústria e o setor de serviços tiveram variações negativas de -0,9% e -0,3%, respectivamente.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, o PIB cresceu 2,1% com destaque para o setor agropecuário com alta de 6,9%), seguida pelo segmento de serviços com avanço de 2% e a indústria com crescimento de 1%.

No acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2011 (12 meses), o crescimento foi de 3,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No acumulado em 2011, até setembro, o PIB apresentou uma expansão de 3,2%. Em valores correntes o resultado do PIB alcançou R$1,05 trilhão.

O resultado tímido do PIB no terceiro trimestre não foi surpresa para ninguém. Nem para o mercado, nem para o governo. Com a acentuada redução da produção industrial nos últimos meses e com os investimentos privados em compasso de espera, já havia até a expectativa de que o PIB pudesse ter crescimento negativo. “Não havia como esperar outra coisa, os resultados da indústria e do investimento nos últimos meses apontavam para um desempenho fraco”, disse José Francisco de Lima Gonçalves, economista chefe do Banco Fator.



Fonte: IG/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário