segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como se prevenir em casa contra dengue antes de viajar


Férias é período de viajar e descansar. Mas quando o assunto é o mosquito da dengue, o momento é de ação. Nos meses de verão, os casos costumam aumentar e, por isso, todo cuidado é pouco para evitar os focos do inseto.

É importante verificar a casa antes de viajar.
Estimativas mostram que 90% dos focos de dengue estão localizados nas casas das pessoas. Em viagens maiores, o cuidado deve ser redobrado. A atenção deve ser redobrada com caixas d’água.

Este ano, já foram mais de 160 mil casos de dengue no estado, com quase 140 mortes. Cerca de 75 mil deles ocorreram apenas na capital.

Tome nota


CAIXAS D’ÁGUA Devem ser vedadas e as calhas limpas.

RECIPIENTES Tonéis, baldes, galões, garrafas PET e de cerveja devem ser fechadas ou deixadas de cabeça para baixo. O mosquito pode deixar larvas até em copos plásticos deixados destampados.

DENTRO DE CASA As bandejas de ar-condicionado e de geladeira devem ser deixadas sem água e limpas antes da viagem. Não esqueça de deixar o vaso sanitário sempre fechado.

PISCINAS COBERTAS
Quem tem piscina, deve cobri-la com lonas bem esticadas. Com a viagem, não haverá tratamento da água e, por isso, é importante evitar que o mosquito tenha contato com a piscina.

PLANTAS COM AREIA
Vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e deixados sem excesso de água. Pneus também devem ser cobertos.

EM CONDOMÍNIOS
Ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador podem ser potenciais criadouros do mosquito. Deixe-os sempre tampados e, se possível com telas.

SEM LIMITES
O epidemiologista Migowski alerta: “O mosquito da dengue não enxerga limites territoriais. Um foco em uma casa pode levar à contaminação do vizinho”.



Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário