sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Problema em Furnas causa apagão nas zonas sul e norte do Rio


Um problema em Furnas deixou a Tijuca, na zona norte do Rio, e vários bairros da zona sul sem luz no final da manhã desta sexta-feira, informou em nota a Light (concessionária de energia do Rio). Segundo a concessionária, a pedido do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), houve o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica em uma subestação de Furnas. Procurada, Furnas disse que ainda apura o caso.

"Tal procedimento interrompeu o fornecimento de energia para alguns bairros do Rio, tais como Leblon e Jardim Botânico. A interrupção não tem relação com o sistema de distribuição da Light", informou. A Prefeitura do Rio informou em nota que, em virtude da falta de energia um plano de contingência foi acionado.

O planejamento, ativado em casos de emergência, prevê o deslocamento e reforço de equipes envolvidas diretamente na operação dos serviços afetados, como sinalização de trânsito. Agentes da Guarda Municipal e CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) já foram deslocados para orientar o trânsito. Ao todo, 220 agentes com 50 motociclistas trabalham nas ruas para minimizar o impacto.

A prefeitura ainda recomenda que os motoristas redobrem a atenção nas próximas horas e evitem fechar cruzamentos, bloqueando vias da cidade. Sobre o atendimento à população, o posto de saúde Dom Helder Câmara, na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo (zona sul) teve o atendimento interrompido.

O hospital municipal Miguel Couto, na Gávea (zona sul), funciona com gerador. Os aeroportos internacional Tom Jobim (Ilha do Governador/zona norte) e Santos Dumont (centro) funcionam normalmente. As linhas 1 e 2 do metrô também operam sem problemas, segundo a concessionária Metrô Rio, e algumas estações localizadas na zona sul estão com iluminação parcial.

De acordo com a SuperVia, a circulação de trens é normal. As estações São Franscico Xavier e Manguinhos estão sem energia elétrica. No entanto, sem afetar a operação de trens. As regiões mais afetadas com a falta de energia elétrica são Tijuca, Rio Comprido e Vila Isabel, na zona norte, e trechos de Copacabana, Botafogo, Jardim Botânico e Gávea, zona sul.




Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário