quarta-feira, 21 de março de 2012

Informações e serviços para quem tem Síndrome de Down


A Síndrome de Down atinge uma em cada 800 crianças que nascem no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Apesar de muito conhecido, entretanto, o problema é pouco explorado e as informações, escassas. Para mudar isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado hoje, no calendário oficial e será lembrado em 193 países.

No Brasil, um novo portal na internet será lançado hoje, em Brasília. O site Movimento Down (www.movimentodown.com.br) vai oferecer, por exemplo, uma linha do tempo com informações detalhadas sobre os cuidados necessários com a criança desde o nascimento. O internauta poderá também encontrar serviços públicos e privados relacionados por região do país.

A Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada por um cromossomo a mais no par 21. Ela tem esse nome porque foi identificada pelo médico britânico John Langdon Down. A probabilidade de incidência é proporcional à idade da mãe mas pode ocorrer também em crianças geradas por mães jovens. Geralmente a síndrome está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e de desenvolvimento físico.


Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário