quarta-feira, 14 de março de 2012

Conta de luz da Ampla sobe 6,2%


As contas de luz de 2,7 milhões de clientes da concessionária Ampla no Estado do Rio de Janeiro ficarão mais caras a partir de amanhã. O aumento, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para as residências (baixa tensão), foi de 6,28% e, para as indústrias (alta tensão), de 7,7%.

A concessionária havia pedido reajuste de 11,81%, mas foi autorizada a aplicar aumento médio menor, que ficou em 6,68%. Mesmo sendo inferior ao índice pedido, para o Conselho de Consumidores da Ampla, o reajuste foi superior ao esperado pela clientela da distribuidora. Ele ficou acima do Índice Geral de Preço de Mercado (IGP-M), escapando do padrão dos últimos sete anos.

Aos milhões de consumidores em 66 cidades do estado, inclusive São Gonçalo, Niterói e Petrópolis, resta manter ou aumentar medidas de economia de energia. Entre elas, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam 60% menos energia.

Há ainda medidas pouco conhecidas, como investir na compra de garrafa térmica para guardar, pela manhã, água gelada com pedras de gelo em seu interior, evitando, assim, o abrir e fechar de geladeira cada vez que se bebe um copo d’água.

Alternativas — É possível explorar novas formas de contornar o gasto com luz. Desde pedras de gelo em garrafa d’água para evitar abrir a geladeira ao uso de lâmpadas fluorescentes.

Aumento — Quem já se preocupava com contas ‘salgadas’ não vai gostar do reajuste. Com o calor, ventilador e ar-condicionado ficam ligados mais tempo e, por isso, gastarão mais.


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário