quarta-feira, 7 de março de 2012

Gerentes de nove postos são presos por preço abusivo em SP


Os gerentes de nove postos de combustíveis foram presos nesta quarta-feira em São Paulo sob suspeita de estarem vendendo álcool e gasolina a um preço muito acima do praticado ontem (6).Eles foram levados ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) e devem responder por crime contra a economia popular. Os nove prestaram depoimento e foram liberados em seguida. A pena para esse crime é de até dois anos de prisão.

Os donos dos estabelecimentos também vão responder, já que determinaram o aumento. Até a noite de hoje o Procon já havia recebido 178 denúncias sobre postos que estavam praticando preços acima do normal. O órgão ainda não tem o balanço de quantos estabelecimentos foram autuados.

O aumento ocorre após motoristas correrem aos postos com medo de ficar sem combustível. Segundo o Sincopetro (sindicato dos postos), a maioria dos estabelecimentos já está sem gasolina.

O desabastecimento é provocado por boicote dos caminhoneiros contra as restrições à circulação de veículos pesados na marginal Tietê, cujas multas começaram na segunda-feira. Caminhões-tanque não fazem transporte de combustíveis desde anteontem.

O Procon alerta que aumentos abusivos são infração ao Código de Defesa do Consumidor. A orientação é exigir a nota fiscal quando abastecer, para provar o aumento, e denunciar os postos.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário