sexta-feira, 1 de junho de 2012

Atrasos, petições e férias jogam mensalão para 2º semestre


Com a chegada do mês de junho, esvaem-se as chances do início do julgamento do mensalão, considerado o maior escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrer no primeiro semestre de 2012. Uma série de atrasos, a aproximação das férias do Judiciário e pedidos de advogados dos réus do mensalão, deve jogar o início do julgamento apenas para o mês de agosto.
Um dos grandes desejos do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, era que o julgamento do mensalão pelo menos tivesse início no primeiro semestre de 2012.Outros ministros como o relator Joaquim Barbosa e o ministro Gilmar Mendes, que essa semana protagonizou uma discussão pública com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também tinham desejo semelhante. Britto, Barbosa e Mendes temiam a prescrição de crimes de alguns dos 38 réus.
Hoje, a principal condição para que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, coloque o julgamento do mensalão em pauta é a entrega do voto do ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo. Desde outubro do ano passado Lewandowski elabora seu parecer, considerado uma espécie de contraprova do relator, o ministro Joaquim Barbosa. Para tanto, Lewandowski foi obrigado a estudar praticamente todos os autos da ação do mensalão. O fato dele ter acumulado a função de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até abril deste anotambém pesou contra a celeridade da fase de revisão processual do mensalão.
Até ontem (31) à noite, não existia perspectiva para a entrega do voto de Lewandowski. Ele afirma apenas que terminará esse trabalho “até o final deste mês”. Fontes ligadas ao ministro acreditam que ele terminará a revisão do processo nas próximas duas semanas.


Fonte: IG/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário