De acordo com a assistente social Maria Gonçalves, das 70 doações diárias, consideradas como ideais, apenas 30 estão sendo registradas, o que compromete o andamento das cirurgias. “Nesse período de baixa temperatura alguns doadores não comparecem e somado à falta de cultura de doar sangue da população, nosso estoque está cada vez mais baixo. Precisamos de doadores voluntários, pois são com eles que conseguimos equilibrar o estoque e continuar salvando vidas. O número de doadores diminuiu, mas as cirurgias e emergências continuam acontecendo e isso nos deixa muito preocupados”, disse Maria, acrescentado que a unidade está precisando de todo o tipo sanguíneo.
A equipe da Coleta Móvel também estará na Praça São Salvador na quinta-feira e convida moradores da área central e bairros vizinhos para comparecerem e fazer a sua doação. Já na próxima semana, dias 30 e 31 (segunda e terça-feira) a coleta será no Hospital Doutor Beda, que está situado na rua Conselheiro Otaviano.
Para doar sangue, além de boa vontade, é preciso ter boas condições de saúde, pesar mais que 50kg, ter idade entre 18 e 65 anos. Também não precisa estar em jejum, basta não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas. O doador deve levar um documento original de identidade com foto. "Para as pessoas que receberam a vacina da gripe, o ideal é que aguardem 30 dias para que possam fazer doação de sangue", ressaltou a assistente social.
Fonte: Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário