quarta-feira, 4 de maio de 2011

Brasileira completa 116 anos e pode ser a mais velha do mundo


Quando dona Sebastiana nasceu não existia computador, rádio, avião, nem carros nas ruas. Não existia TV, nem o Corinthians ou o Flamengo. Dona Sebastiana veio ao mundo há mais de um século, quando o Brasil tinha acabado de se tornar uma república, com escravos recém-libertos e sem eletricidade - e tinha menos habitantes do que a Grande São Paulo tem hoje.

Segundo o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), no dia 3 de maio de 1895 nasceu Sebastiana de Lourdes Silva, que nesta terça-feira completou 116 anos. História viva da construção da cidade de Resende (RJ), ela pode ser a mulher mais velha do mundo - segundo o Guinness, o livro dos recordes, o título hoje pertence à americana Besse Cooper, de 115. A equipe do Guinness informou que até o momento não há em seus registros nenhuma solicitação formal para verificação dos documentos oficiais de Sebastiana.

Dona Sebastiana vive no asilo Nicolino Gulhot, onde vive há 24 anos. Lá, o que se ouve são relatos de uma senhora alegre, lúcida - e fumante até os 110 anos. Além de Sebastiana, o asilo Nicolino Gulhot tem mais duas mulheres com mais de cem anos - de 100 e 102. Com financiamento baseado em doações e em parcerias com a prefeitura, o casarão funciona pelo trabalho de voluntários e de 26 funcionários que cuidam dos 34 idosos.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário