sexta-feira, 30 de março de 2012

Bancários defendem porta giratória, que inibe assaltos, mas entidades reclamam de constrangimento


A ausência de portas giratórias com detectores de metais nas agências bancárias tem causado polêmica. De um lado, os bancários defendem o sistema e reclamam que as instituições não estão mais investindo em segurança, oferecendo risco a funcionários e clientes. Mas entidades de defesa do consumidor criticam esse tipo de controle, que causa constrangimento.

Em favor dos funcionários, há os números do governo estadual mostrando que a insegurança nos bancos está aumentando. Foram 37 assaltos em 2011, contra 22 em 2010 — crescimento de 68,18%. O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Almir Aguiar, defende a porta giratória e também pede a inclusão de novas medidas, como a instalação de biombos separando os caixas das filas dos clientes, evitando a prática da saidinha de banco:

Os bancos, por sua vez, afirmam que seguem todas as regras de segurança definidas pela Polícia Federal.


Fonte: Jornal Extra

'Sem voz estaria morto', diz Lula em entrevista exclusiva


Um dia depois de ter anunciado o desaparecimento do tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que teve mais medo de perder a voz do que de morrer com a doença.

"Se eu perdesse a voz, estaria morto", afirmou o ex-presidente, quase 16 quilos mais magro e com a voz um pouco mais rouca que o normal. Sobre sua vida política, Lula disse que tentará evitar uma agenda "alucinada" e que vai procurar a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para que ela entre na campanha do ex-ministro Fernando Haddad pela Prefeitura de São Paulo.

"Eu acho que ele vai surpreender muita gente. E desse negócio de surpreender muita gente eu sei. Muita gente dizia que a Dilma era um poste, que eu estava louco, que eu não entendia de política. Com o Fernando Haddad será a mesma coisa."


Fonte: Folha.com

Funcionalismo federal terá reajuste de benefícios em 2012


O secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento e Gestão, Sérgio Mendonça, afirmou que o governo pode conceder no segundo semestre deste ano reajustes para benefícios do funcionalismo, como auxílio alimentação, caso haja espaço no Orçamento que possibilite o aumento. “Até 31 de julho, vamos ver se tem espaço para reajuste de benefícios que constam na pauta geral que causarão impacto ainda em 2012. Embora não possa prometer, vamos avaliar as contas deste ano. Se houver espaço, a gente tenta”, disse o secretário em coletiva após reunião com a Condsef.

Ele completou que a possibilidade de antecipar algum reajuste em benefício com impacto no Orçamento de 2012 depende do conjunto de conversas setoriais. Reunião marcada para 24 de abril vai abordar a questão.

Mendonça também descartou dar reajuste linear de 22,08% em 2013 para o funcionalismo federal: “Um aumento nessa proporção está descartado. O governo não tem condições de atender esta demanda. E também não estamos trabalhando com possibilidade de reajuste linear”.

Ele explicou que todas as questões relacionadas a carreiras e salários serão discutidas por setor: “Vamos fazer uma discussão setorial tentando corrigir o que a gente chama de diferenças, olhando para diversas categorias que no final das contas somam 1,3 milhão de servidores. Não vamos fechar portas. Todas vão continuar abertas e a negociação será constante”, disse Mendonça.


Fonte: Jornal O Dia

quinta-feira, 29 de março de 2012

Câmara aprova projeto da Lei Geral da Copa de 2014

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira a Lei Geral da Copa, sem a liberação explícita da venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial e a Copa das Confederações. Destaques que pediam a inclusão no texto, de forma explícita, a proibição da venda de bebidas, foram rejeitados pelos deputados.

O projeto agora segue para análise do Senado. Se a redação for mantida, a Fifa poderá ter que negociar diretamente com os 7 dos 12 Estados-sede da Copa que vedam o consumo em suas arenas. Outra alternativa analisada pelo governo é a edição, a poucos dias do início da Copa, de uma medida provisória liberando a venda das bebidas.

A Lei Geral da Copa foi um dos principais pontos de impasse na crise na base aliada na semana passada. Na ocasião, o governo tentou votar a proposta, mas foi impedido por partidos da própria base aliada, que exigiam a votação do Código Florestal.

A votação hoje foi possível porque, ao prever que não teria outra alternativa, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), garantiu a análise da nova legislação ambiental em abril.


Fonte: Folha.com

Justiça restringe provas contra motorista bêbado

Lei Seca em xeque. Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, limita os poderes da Operação excluindo o uso de provas testemunhais ou exames médicos contra motoristas parados nas blitzes. De acordo com o texto aprovado ontem por cinco votos a quatro, apenas o teste do bafômetro e exames de sangue podem atestar a embriaguez de um condutor.

A decisão gerou polêmica em todo o país, já que, por Lei, ninguém pode ser obrigado a produzir provas contra si mesmo. O que se caracterizaria caso um motorista — mesmo estando visivelmente bêbado — tivesse que se submeter aos testes.

Foi se valendo deste direito que o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Mano Menezes, se recusou a soprar o bafômetro ontem, no Rio. O treinador parou na marcação dos agentes da Lei Seca que faziam uma blitz na Gávea.


Fonte: Jornal O Dia

Funcionários de empresas de ônibus do RJ entram em greve, diz sindicato

Funcionários de empresas de ônibus de cinco municípios do Rio - Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá - estão em greve na manhã desta quinta-feira (29). Segundo Márcio Barbosa, superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), eles reivindicam um aumento de 16% sobre o salário e 40% sobre a cesta básica. Além de motoristas e cobradores, a classe também inclui funcionários da administração e da manutenção.

Barbosa explica que a frota desses cinco municípios é composta por 3 mil ônibus e a paralisação deve afetar 1,5 milhão de pessoas.

Nesta manhã, duas das principais vias de Niterói - Alameda São Boa Ventura e Avenida Visconde do Rio Branco - estavam sem ônibus. Em frente à estação das barcas, era grande a movimentação de usuários. Muitos chegavam de táxi, mototáxi e em carros particulares para pegar a barca.

A concessionária Barcas S.A. informou que vai disponibilizar viagens extras caso perceba que houve um aumento no número de passageiros. Já a Secretaria de Transportes de Niterói disse que vai fazer uma fiscalização para coibir o transporte irregular na cidade.


Fonte: Globo.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Parabéns Campos dos Goytacazes!!!


“Nesta data festiva quero parabenizar não só o município de Campos dos Goytacazes pelos seus 177 anos de emancipação política como também aos campistas- responsáveis pelo desenvolvimento local. Desejo que o exercício da cidadania possa estar inserido cada vez mais no dia-a-dia da nossa cidade e que seus habitantes tenham um futuro próspero”.


terça-feira, 27 de março de 2012

Eleições 2012: 44 dias para regularizar o título


Os eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros que irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro deste ano têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral.

Dentro dos próximos 44 dias, os cidadãos que irão votar pela primeira vez também devem solicitar o documento e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida precisam pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

O prazo é determinado pela Lei 9.504/97, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição.

Eleitores jovens - Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez. Tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, basta comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 7 de outubro.


Fonte: Site Campos 24 horas

Casos de tuberculose caem 3,5%, mas ainda são 4ª causa de morte


O Brasil registrou em 2011 redução da incidência de tuberculose, quarta causa de mortes por doenças infecciosas no país. Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (25), em Brasília, mostram redução de 3,54% nos casos da doença em todas as regiões do país.

Segundo o ministério, foram, no ano passado, 69.245 casos de turberculose no Brasil, contra 71.790 no ano anterior - a primeira vez em que o país registra menos de 70 mil casos em um ano. Nos últimos 11 anos, diz a pasta, a taxa de incidência caiu 15,9%.

Foram, em 2011, 36 casos da doença para cada 100 mil habitantes em todo o país. A região Norte registrou a maior proporção de casos: 45,2 para 100 mil habitantes. Sudeste, com a maior redução, saiu de 40,6 para 37,6. Nordeste (35,9), Sul (33) e Centro-Oeste (22) também registraram redução.


Fonte: Globo.com

323 roubos de veículos 'somem' de estatísticas do governo de SP


As estatísticas sobre violência divulgadas ontem pelo governo de São Paulo omitem ao menos 323 roubos de veículos na capital paulista em janeiro e fevereiro deste ano. Segundo os dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública, no primeiro bimestre, foram 6.957 roubos de veículos na cidade.

Fonte: Folha.com

Bope começa a substituir Exército no Complexo do Alemão


A Polícia Militar inicia, nesta terça-feira, a substituição das tropas da Força de Pacificação do Exército por soldados do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo do Alemão, na Zona Norte. Esta substituição ocorre primeiramente nas comunidades da Fazendinha e da Nova Brasília.

O Bope informou, no Twitter, que um foragido da Justiça foi preso na Nova Brasília. As forças da PM realizam, desde as 4h45, ações de policiamento e revista à procura de criminosos que ainda possam estar atuando na área, como forma de preparar a chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas duas localidades. As datas de inaugurações dessas novas UPPs ainda serão divulgadas.

A substituição de tropas do Exército por efetivos do Bope e do BPChoque continuará de forma gradual até que, no mês de junho, toda a região esteja sob o controle da Polícia Militar.


Fonte: Jornal O Dia

segunda-feira, 26 de março de 2012

Árabes compram 5,6% do grupo de Eike


A Mubdala, empresa de desenvolvimento e investimento estratégico de Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes, vai investir US$ 2 bilhões (R$ 3,6 bilhões) no grupo EBX, do empresário Eike Batista. O investimento de Abu-Dhabi, na primeira vez que o grupo de empresas de Batista convida um parceiro estratégico para investimento na holding, avalia o EBX como valendo US$ 35,5 bilhões (R$ 64,41 bilhões), informou o grupo brasileiro nesta segunda-feira.

Com o aporte inicial, o grupo de Abu Dhabi garantirá participação preferencial de 5,63% na EBX, incluindo fatias indiretas nas empresas OGX (petrolífera), OSX (construção naval), MMX (mineração), LLX (logística) e MPX (energia).


Fonte: Jornal O Dia

Hemocentro precisa de sangues O, A e B negativo com urgência


O Hemocentro Regional de Campos está precisando com urgência de todos os tipos de sangue, principalmente os de fator RH Negativo. Por causa desta baixa, cirurgias eletivas, isto é, aquelas que não são de urgência, estão sendo adiadas. Para manter seu estoque equilibrado, o Hemocentro precisa de no mínimo, 70 doações por dia.

O Hemocentro atende hospitais públicos e particulares de Campos e de 16 municípios do Norte e do Noroeste Fluminense. O Hemocentro funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.


Fonte: Site Ururau

Dilma veta mais uma vez uso de fundo do FGTS para a Copa


Pela segunda vez, a presidente Dilma Rousseff decidiu vetar a destinação de verbas do FI-FGTS, fundo de investimentos formado com recursos do FGTS, para obras da Copa-2014 e da Olimpíada-2016. Segundo a presidente, a medida "desvirtua a prioridade de aplicação do fundo". A decisão foi publicada nesta segunda-feira (26) no "Diário Oficial da União".

A proposta foi incluída em medida provisória aprovada no Congresso no início do mês e já tinha sido vetada por Dilma no final do ano passado em outra MP que também recebeu aval de deputados e senadores. A iniciativa da proposta partiu da bancada do PMDB no Congresso.


Fonte: Folha.com

Adriano se declara ao Flamengo: ‘Aqui é minha casa. Nunca deveria ter saído’


O atacante Adriano se encontrou na manhã desta segunda-feira com o doutor José Luiz Runco, médico do Flamengo e da seleção brasileira, na clínica dele na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. De bermuda e camisa branca, o jogador chegou, por volta das 10h50min, dirigindo o próprio carro ao lado de amigos. A consulta estava marcada para as 11h.


Tranquilo, o Imperador aproveitou para declarar amor ao clube do coração, que abriu as portas para ele fazer seu tratamento e recuperação física. "Aqui é minha casa. Nunca devia ter saído daqui. Vamos esperar o exames e depois falamos com calma sobre o assunto", afirmou o jogador.



Fonte: Jornal Extra

EUA querem agilizar passagem de brasileiros a trabalho pela imigração


A diplomacia dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (26), em São Paulo, a intenção de incluir o Brasil no programa Global Entry (Gep), que promete agilizar a passagem dos brasileiros a trabalho pela imigração e alfândega do país. De acordo com representantes dos EUA, os viajantes aprovados em uma seleção prévia de documentos não precisarão passar por filas de controles de passaporte na chegada a 20 aeroportos, entre eles os de Miami e de Nova York.

A implementação do projeto-piloto ainda depende de aprovação do governo brasileiro.Os Estados Unidos esperam que o Brasil conceda o mesmo benefício para os norte-americanos que viajam para o país. Além disso, a Polícia Federal brasileira precisa aceitar colaborar com o programa.

Fonte: Globo.com

sexta-feira, 23 de março de 2012

Entrevista exclusiva ao Site Ururau...

O presidente da Câmara de Campos, e agora, dirigente municipal do Partido Pátria Livre (PPL), o vereador Nelson Nahim esteve na Redação do Site Ururau e concedeu uma entrevista exclusiva, onde destacou suas prioridades que além da Câmara, são cuidar do PPL na região e preparar sua campanha ao legislativo. Vereador de quatro mandatos, Nahim conta que está observando o processo judiciário na política do município de Campos e deixou claro que torce para que a Prefeita Rosinha não seja afastada novamente, pois segundo ele, seria um problema tanto para a Prefeita quanto para ele mesmo.

Entretanto, o Presidente da Câmara de Campos não descarta que esta possibilidade de afastamento ainda exista e declarou que seu destino está indefinido por conta da falta de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Leia AQUI na íntegra!


Fonte: Site Ururau

Procon realiza pesquisa de produtos da Semana Santa


Consumidores que pretendem antecipar as compras da Semana Santa, a hora é agora. Em uma pesquisa, realizada entre os dias 19 e 20 de março nos principais estabelecimentos varejistas da cidade, técnicos do Procon de Campos, apontaram os principais destaques, entre ovos de Páscoa e produtos da cesta de Páscoa.

A pesquisa apontou uma variação de 7,8% em relação ao ano passado. De acordo com os técnicos do Procon, os lojistas estão bem preparados e há uma grande oferta de mercadorias com bons preços e boa qualidade.


Fonte: Site Ururau

Chico Anysio passa por punção torácica e segue em estado crítico

Chico Anysio segue internado em estado crítico no CTI do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Na tarde desta quinta-feira (22), o ator passou por uma “punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue”, de acordo com último boletim médico. Ainda com informações do hospital, “permanece a instabilidade hemodinâmica e, no momento, o paciente recebe altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de ventilação artificial”. O ator segue sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

Atualizado às 15h - Chico Anysio veio a falecer às 14h52 desta sexta-feira. O humorista deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

Fonte: IG/Último Segundo

Justiça manda suspender licitação dos novos bondes de Santa Teresa


A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo concedeu nesta quinta-feira uma liminar que suspende a licitação aberta pelo Governo do Estado para a reforma dos bondes de Santa Teresa. A decisão afirma que o edital da licitação é irregular por não apresentar um novo plano básico de implementação do sistema, além de desrespeitar os atos de tombamento dos bondinhos. Ela atende a uma ação civil pública impetrada por moradores do bairro, e tem como réus o governo estadual; a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), que administra o sistema; e o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner.


A decisão pune ainda o governo do estado com uma multa de R$ 20 mil se a concorrência para a licitação não for suspensa, e se novo edital em desacordo com os atos de tombamento for publicado. A juíza ordena também que um projeto básico para o sistema seja executado em 30 dias, dessa vez respeitando as características originais dos bondinhos, sob pena de multa de R$ 50 mil. Em nota, o governo afirmou "que vai pedir reconsideração à juíza e recorrer da decisão".



Fonte: Jornal Extra


Supremo vai ter de decidir se idoso será vip em banco

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Procuradoria Geral da República, vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que considerou inconstitucionais quatro leis estaduais que disciplinam a prestação de serviço bancário. As leis garantiam atendimento especial aos idosos dentro das agências no estado.

A Corte Especial do STJ entendeu que o estado não teria competência para legislar sobre uma questão vinculada a interesse local, ou seja, do município. Logo, as medidas foram consideradas inconstitucionais.

Autor da Lei 3.533/01 — que determina que os bancos reservem assentos para aposentados e pensionistas nas agências — o deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) defende que a Constituição prevê que, em defesa do direito do consumidor, estados e União podem legislar em questões municipais.

Albertassi criticou ainda a posição da Federação Brasileira de Bancos que entrou com recurso de inconstitucionalidade: “Os bancos têm uma lucratividade enorme e deixam de prestar bons serviços. O assento especial e o banheiro deveriam ser um conforto a mais para os clientes e não apenas o cumprimento de uma determinação legal. A Febraban poderia buscar o melhor para os clientes”.

Fonte: Jornal O Dia

73% dos profissionais não falam de trabalho nas redes sociais, diz estudo


Uma pesquisa feita sobre o comportamento de usuários das redes sociais no ambiente de trabalho revela que 73% dos entrevistados não postam comentários sobre questões relacionadas ao trabalho em sites como Facebook, Linkedin, Orkut ou no microblog Twitter. A pesquisa da Adecco, empresa de soluções de gestão de recursos humanos foi feita com cerca de 500 profissionais.

De acordo com o estudo, 42% não utilizam as redes sociais para se comunicar profissionalmente, 33% dos entrevistados não têm acesso às redes sociais em seus postos de trabalho, 27% das empresas não fazem nenhum tipo de restrição ao uso das redes sociais e apenas 14% dos profissionais utilizam as redes sociais como ferramenta de trabalho.

Fonte: Globo.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

Emissoras antecipam início da cobertura eleitoral na TV aberta

A cinco meses do início do horário eleitoral gratuito, emissoras de TV aberta decidiram antecipar a cobertura da sucessão paulistana e começaram a abrir espaço aos políticos que disputarão a prefeitura em outubro. A estratégia vai na contramão da Globo, que só pretende noticiar a corrida eleitoral a partir de agosto.

SBT, RedeTV! e Gazeta já acompanham os principais pré-candidatos em atividades públicas na cidade. A Band, que costumava esperar as convenções partidárias de junho para iniciar sua cobertura, também mudou o calendário e vai veicular reportagens diárias já em abril.


Fonte: Folha.com

Diamante de gelo lembra Dia Mundial da Água em estação de Metrô em SP


Uma escultura de gelo em forma de diamante pode ser vista pelos passageiros que circularem pela Estação Butantã da Linha 4-Amarela, do Metrô de São Paulo, a partir desta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água. A escultura foi montada para lembrar a importância e o valor da água.

No total, foram utilizados os 2,2 mil litros de água para fazer a escultura em 60 blocos de gelo – todos serão reutilizados pela Sabesp. O diamante tem 1,70 metro de altura por 1,60 metro de largura. O diamante ficará exposto na área livre da entrada da Estação Butantã até sábado (24).

Fonte: Globo.com

Vigilantes decidem por fim a greve e agências abrem nesta quinta


Depois de nove dias chegou ao fim a greve dos vigilantes no Estado do Rio de Janeiro. Primeiro houve a confirmação na capital o que se estendeu as demais regiões e ao Norte e Noroeste do Estado. A partir desta quinta-feira (22/03) os mais de três mil e quinhentos trabalhados voltam a rotina de trabalho.

Em assembléia realizada na noite desta terça-feira (21/03), os vigilantes decidiram aceitar a proposta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ) de 7% de reajuste sobre o salário, representando um aumento real de 1,32% acima da inflação, além da manutenção do escalonamento do risco de vida até 2015.

O piso sobe de R$ 864 para R$ 924,48 e o ticket refeição passa de R$ 8,60 para R$ 9,46. Com os 6% do adicional de periculosidade o salário base do vigilante passa para R$ 1.053 em todo Estado.

Fonte: Site Ururau

quarta-feira, 21 de março de 2012

Senadores vão ouvir representantes da Chevron


Representantes da empresa petrolífera norte-americana Chevron terão que prestar esclarecimentos à Comissão de Meio Ambiente do Senado sobre o vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, identificado na semana passada.

A audiência pública, na quinta-feira (22), convocada pelo presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), também vai ouvir representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério Público Federal (MPF) e o delegado de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, Fábio Scliar.

No último dia 4, a Chevron comunicou o derramamento de óleo próximo do local onde ocorreu o primeiro vazamento em novembro do ano passado. A ANP criou um comitê formado por técnicos da petrolífera, da Petrobras e da Frade Japão Petróleo – que detêm participação na concessão – para avaliar os novos pontos de vazamento de óleo no solo marinho.


Fonte: IG/Último Segundo

Dilma chama empresários para cobrar investimentos


Numa tentativa de mudar o foco do governo para uma agenda positiva, a presidente Dilma Rousseff faz amanhã uma reunião com um grupo de 27 grandes empresários do país para cobrar mais investimentos no setor produtivo. A reunião foi convocada num momento em que o Palácio do Planalto enfrenta uma fase de turbulência política em suas relações com o Congresso e o principal partido da base aliada, o PMDB.

Segundo assessores, Dilma quer mostrar que a crise política não imobilizou seu governo e que sua prioridade continua ser fazer a economia crescer pelo menos 4% em 2012, depois de um crescimento de apenas 2,7% no primeiro ano de seu governo.

Dilma vai pedir aos empresários que aumentem seus investimentos para acelerar o ritmo de crescimento do país. Segundo o IBGE, os investimentos ficaram praticamente estagnados no segundo semestre do ano passado.


Fonte: Folha.com

Informações e serviços para quem tem Síndrome de Down


A Síndrome de Down atinge uma em cada 800 crianças que nascem no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Apesar de muito conhecido, entretanto, o problema é pouco explorado e as informações, escassas. Para mudar isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado hoje, no calendário oficial e será lembrado em 193 países.

No Brasil, um novo portal na internet será lançado hoje, em Brasília. O site Movimento Down (www.movimentodown.com.br) vai oferecer, por exemplo, uma linha do tempo com informações detalhadas sobre os cuidados necessários com a criança desde o nascimento. O internauta poderá também encontrar serviços públicos e privados relacionados por região do país.

A Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada por um cromossomo a mais no par 21. Ela tem esse nome porque foi identificada pelo médico britânico John Langdon Down. A probabilidade de incidência é proporcional à idade da mãe mas pode ocorrer também em crianças geradas por mães jovens. Geralmente a síndrome está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e de desenvolvimento físico.


Fonte: Jornal Extra

PM troca tiros com bandidos e três suspeitos são detidos na Rocinha


Policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) que ocupam a Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul, apreenderam uma pistola americana calibre 40 com seis munições e detiveram três suspeitos após uma troca de tiros na comunidade, no fim da noite desta terça-feira. Segundo os PMs, eles faziam um patrulhamento na localidade conhecida como Cachopa, e foram atacados a tiros por marginais, por volta das 23h30. Houve revide e confronto. O grupo conseguiu fugir.

Próximo ao local do tiroteio, os policiais detiveram três suspeitos para averiguação. Na 15ª DP (Gávea), onde o caso foi registrado, não foi encontrado registro de antecedentes criminais. Também não foi comprovada a participação do trio no confornto e todos foram liberados. A pistola foi apreendida.

Mais cedo, em nota, o comandante do BPChoque, tenente-coronel Fábio Souza, negou que tenha ocorrido um tiroteio na Rocinha, por volta das 20h30, como foi divulgado. Ele, porém, informou que um traficante havia sido preso com uma quantidade de maconha. Segugundo o Serviço Reservado (P-2) do batalhão, o homem estava com 53 gramas de maconha. Ele foi autuado por porte e uso de entorpecentes na 14ª DP (Leblon) e depois foi liberado.


Fonte: Jornal O Dia

PF vai ouvir suspeitos de fraudar licitações no RJ nesta quarta-feira


Os envolvidos no escândalo das fraudes em licitações públicas em hospitais do Rio, revelado pelo Fantástico, prestam depoimento na sede da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (21).

Ao todo, 17 pessoas devem ser ouvidas até sexta-feira (23), entre proprietários, sócios, diretores, gerentes e funcionários das empresas Bella Vista Refeições Industriais, Locanty Soluções e Qualidade, Rufolo Serviços Técnicos e Construções e Toesa, que estariam envolvidas na fraude.

Representantes das quatro empresas terceirizadas aparecem na reportagem oferecendo propina para obter benefícios em licitações de prestação de serviços a um hospital público da rede federal do Rio. A Polícia Federal abriu quatro inquéritos para investigar crimes como fraudes em licitação, corrupção e formação de cartel.


Fonte: Globo.com

terça-feira, 20 de março de 2012

Saída de Teixeira da Fifa abre caminho para cartola paulista e aumenta crise política na CBF


A saída de Ricardo Teixeira do Comitê Executivo da Fifa aumenta a crise política aberta no futebol brasileiro com a renúncia do ex-presidente da CBF. Antes mesmo de Ricardo Teixeira deixar a Fifa, Marco Polo Del Nero já era apontado por cartolas com trânsito na CBF e na FPF como candidato ao posto.

A vaga não pertence ao Brasil. Ela é da Conmebol, a Confederação Sul-Americana, mas o caminho natural seria a indicação de outro brasileiro. Assim, o novo presidente da CBF, José Maria Marin, deve ser pressionado por federações contrárias ao domínio paulista na confederação a indicar outro nome para a Conmebol levar à Fifa.

Seria uma maneira de Marin colocar em prática o discurso de que todos os Estados terão voz ativa durante sua gestão. Ele é cobrado para provar que, ao contrário do que a maioria dos dirigentes afirma, não ouve Del Nero antes de tomar todas as suas decisões.


Fonte: Site UOL

Outono começa com diminuição de chuvas em parte do país


O outono começou na madrugada desta terça-feira e deve ser marcado pelo enfraquecimento no fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico. Isso deve interferir na incidência de chuvas nas diferentes partes do país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No Nordeste do país, as chuvas devem diminuir nos próximos meses, podendo ocorrer precipitação abaixo do normal. Já no Sudeste e Centro-Oeste a previsão é que as chuvas devam continuar em excesso nos próximos dias, mas com diminuição gradativa no decorrer do outono.

No Sul deve persistir a ocorrência de chuva normal ou abaixo do normal, enquanto que no Norte do país, as chuvas devem se manter acima do normal, de acordo com a previsão do Inmet. No fim do trimestre a temperatura vai diminuindo gradativamente, devido as incursões de massas de ar frio esperadas para o período.


Fonte: Folha.com

Oposição defende CPI para investigar casos de corrupção na saúde


Parlamentares da oposição defenderam a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar esquemas de corrupção envolvendo licitações e compras em hospitais do país após uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, exibida no domingo (17) mostrou como as fraudes ocorrem.

O senador Álvaro Dias (PSDB) disse que começou a recolher nesta segunda-feira (18) as assinaturas necessárias para tentar abrir uma CPI mista sobre esquemas. Para ele, a atitude dos empresários e gerentes demonstrada na reportagem é criminosa e indica que o problema da saúde pública no Brasil não é falta de dinheiro.


Já o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro, disse que a reportagem mostrou a banalização da corrupção, de casos em que se rouba debochando do povo. Para ele, as empresas que aparecem na reportagem devem ser proibidas de ter negócios com o serviço público. Ele defende que o governo mude a forma de fazer licitações e a contratação de empresas deve ser mais transparente.



Fonte: Globo.com

Carioca que consumir menos água terá prêmio


Moradores do Rio que reduzirem o consumo de água vão receber descontos em compras e serviços. Convênio assinado entre a Cedae e a Ambev dará benefícios para os cariocas cadastrados que atingirem metas em imóveis comerciais, residenciais e até em condomínios.

Pelo programa, os pontos poderão ser trocados em sites de compras como Americanas.com, Submarino.com, Shoptime, BlockBuster, Ingresso.com e Editora Abril. Para participar da promoção, moradores e comerciantes devem se cadastrar no site www.bancocyan.com.br, informar o número do RGI (Registro Geral de Imóveis) que aparece na conta de água e fornecer nome,endereço, telefone e documento de identificação.


A pessoa receberá por e-mail a meta de redução de consumo de água para a sua residência. Feito o cadastro, o participante ganhará 100 pontos, que vão sendo acumulados em até um ano e meio. Após o prazo, o consumidor terá 60 dias para utilizar um dos benefícios oferecidos.


Fonte: Jornal O Dia