segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ameaçado por milícias, deputado estadual do Rio vai deixar o país

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) pedirá licença da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e deixará o país. Em um mês, o parlamentar recebeu sete denúncias de que grupos de milicianos planejam a sua morte.

Marcelo Freixo presidiu, em 2008, a CPI das Milícias, que indiciou 225 pessoas, entre policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários. Os relatórios produzidos pela CPI auxiliaram as polícias Civil e Federal em investigações que levaram boa parte destes indiciados para a prisão.

O deputado pretende deixar o Brasil amanhã, em companhia da família, a convite da Anistia Internacional. O país e o período de permanência no exterior são mantidos em sigilo.

Segundo Freixo, as ameaças não devem ser encaradas como um problema pessoal, mas sim como de toda a sociedade. Ele lembrou do assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares integrantes de milícias que atuam no Grande Rio, em agosto deste ano.




Fonte: Folha.com

Tumor de Lula tem agressividade média, dizem médicos


Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (31), a equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o resultado de uma biópsia realizada mostrou que o tumor na laringe de Lula tem "nível de agressividade médio". O ex-presidente começou nesta segunda no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratamento de quimioterapia contra câncer na laringe, diagnosticado no sábado (29).

Ainda segundo a equipe, a decisão por fazer o tratamento sem cirurgia foi tomada por ser a mais adequada. Conforme os médicos, a cirurgia está descartada por enquanto.



Fonte: Globo.com

Nelson Nahim destaca necessidade de revisão do Plano Diretor durante reunião do COMUDES




A Câmara Municipal de Campos se fez, mais uma vez, presente, através do presidente do Legislativo, o vereador Nelson Nahim, na reunião do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), na manhã desta segunda-feira (31), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Durante a sexta sessão ordinária, presidida pelo Vice-prefeito, Doutor Chicão, foi discutida assuntos como Plano Diretor e o Sistema Viário do município.

Na ocasião, foram feitas as indicações dos membros das comissões permanentes de campanhas, projetos, captação de recursos (humanos e materiais) e de estudos, além de assembléia permanente com relação aos royalties dos municípios produtores do Estado do Rio de Janeiro.

Como membro do Comudes e representante do Legislativo de Campos, o presidente Nelson Nahim, destacou a necessidade da revisão do Plano Diretor e a importância da criação de uma comissão técnica do executivo para que as solicitações sejam, previamente, estudadas, definidas e colocadas em prática o quanto antes.

“É preciso que seja feito um levantamento de todos os imóveis que devem ser tombados ou preservados e encaminhar, através de uma lei ordinária à Câmara num prazo não superior a 90 dias, para que possamos efetivamente, reavaliar todos os conceitos ligados ao plano diretor. Dessa forma, redefiniremos a área urbana em todos os seguimentos. Seja ela, no plano viário, na construção civil, na distância dos distritos industriais, enfim, não será uma tarefa tão fácil, mas temos que corresponder essas questões com urgência”, disse o vereador.


Fonte: Ascom/CMCG

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Presidente do Legislativo participa do Fórum Inserção do Jovem No Mercado de Trabalho


O presidente do Legislativo de Campos, o vereador Nelson Nahim, foi um dos convidados a participar do Fórum sobre “Inserção do Jovem No Mercado de Trabalho” realizado na tarde desta quinta-feira (27) no Auditório da Faculdade de Direito de Campos (FDC) pela Diocese de Campos Obra do Salvador. Presidida pela presidente da instituição diocesana, Regina Wigand, o evento contou, ainda, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Roberto Ferrería Paz, da Diretora do Campos II – Filosofia, Regina Sardinha, do presidente do Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), Renato Gonçalves, da auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Solange Guimarães, dentre outros.

O evento tinha como objetivo mobilizar a Sociedade Civil e os Conselhos dos Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários para que programas e projetos de iniciação profissional sejam desenvolvidos como medida preventiva para minimizar as necessidades e questões socioeducativas. “É com muita satisfação e alegria que estou aqui hoje para prestigiar este programa tão importante e que tem feito a diferença na vida de tantos meninos e meninas. Quando estive interinamente à frente da prefeitura no ano passado, fiz questão de dá continuidade a todos as ações que tinha desdobramento no sentido de ampliar a atividade produtiva do município, com a perspectiva de geração de renda e aquecimento da economia”, referiu-se o vereador ao programa Jovem Aprendiz, desenvolvidos pela entidade em parceria com o Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Fundação da Infância e da Adolescência (FIA).

Programa Jovem Aprendiz - Ao todo, 150 jovens participam de projetos realizados graças ao convênio com o CMPDCA. Outros 200 rapazes e moças com idades de 14 a 24 anos são alunos de cursos de qualificação em parceria com o CMAS. São oficinas de confeitaria, imagem pessoal, panificação, cultura em artes, cuidador infantil, malharia, instalações domiciliares, operador de comércio, administrador júnior, psicodrama, reforço escolar, corte e costura e arte cerâmica.


Fonte: Ascom/CMCG

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Auxílio-doença sairá sem perícia para afastamento de até 60 dias


O presidente do INSS, Mauro Hauschild, apresentou nesta semana o novo modelo de concessão de auxílio-doença, sem perícia, para afastamentos de até 60 dias. A nova regra começará a ser testada no ano que vem para valer em todo o país em 2013. Hoje, o exame é obrigatório em todos os afastamentos superiores a 15 dias.

A proposta, apresentada no Conselho Nacional de Previdência Social, em Brasília, vai tirar a perícia da maioria dos casos de doença ou acidente. A intenção é a de que o projeto comece até fevereiro na região Sul, em São Paulo e na Bahia.

Deverão ser beneficiados com a eliminação do exame os segurados que sofrerem pequenas fraturas, passarem por cirurgias ou por um pós-operatório ou estiverem com alguma doença infecciosa (tuberculose, por exemplo), segundo o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Geilson Gomes.

Terão de passar por perícia no posto, na hora da concessão do auxílio, os segurados que sofrerem acidentes de trabalho (porque é preciso avaliar, por exemplo, a culpa da empresa), com sintomas que não caracterizem doenças específicas (mal-estar ou dores) ou com doenças originadas desde o nascimento ou na infância.



Fonte: Folha.com

Rio e Espírito Santo em defesa dos royalties na Câmara


As bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estão armando uma estratégia de retaliação contra o governo por causa do projeto que redistribui os royalties do petróleo. Os deputados dos estados produtores, que somam mais de 10% dos parlamentares da Câmara, discutem estratégias de como obstruir votações, acionar a Justiça, bloquear estradas e até apoiar uma CPI contra o governo.

Após reunião na noite de terça-feira, eles se dividiram em quatro grupos de trabalho, cada um com papel específico para “enfrentamento da votação” de distribuição dos royalties. As equipes serão encabeçadas por parlamentares da base, incluindo a primeira vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas.

A peemedebista ficou responsável por coordenar os instrumentos regimentais que serão usados para atrapalhar votações de interesse do governo. A primeira delas, que analisaria a proposta que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU), foi abortada após o Planalto captar o clima ruim na base, acentuado pela queda de Orlando Silva do Ministério do Esporte.



Fonte: IG/Último Segundo

Exoneração de Orlando Silva é oficializada no 'Diário Oficial da União'


A exoneração do ministro do Esporte, Orlando Silva, foi publicada nesta quinta-feira (27) no "Diário Oficial da União". O ministro deixou o cargo na noite de quarta (26) após uma reunião de mais de uma hora com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

A publicação trouxe a confirmação da nomeação de Waldemar Manoel Silva de Souza, que é secretário-executivo do Ministério do Esporte, como interino da pasta. O último despacho de Orlando Silva tratou do cancelamento de autorização para que Souza se afastasse do país para acompanhar eventos esportivos dos XVI Jogos Pan-Americanos.


Fonte: Globo.com

MEC anula provas de escola no CE


O Ministério da Educação (MEC) irá anular as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do concurso. O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro. Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado.

O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A direção do Colégio Christus acredita que os estudantes
devem ter repassado esses itens para um banco de questões próprio da escola, usado para confeccionar material preparatório.

Para o MEC, o fato configura quebra de isonomia e, por isso, há a necessidade de aplicar uma nova prova para os alunos do colégio. O ministério informou ainda, em nota, que, em caso de envolvimento da instituição de ensino ou de terceiros, “manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente”. A Polícia Federal continuará investigando o caso.



Fonte: Jornal Extra

Eike quer comprar o Maracanã


Homem mais rico do Brasil, o empresário Eike Batista, controlador do grupo EBX, quer participar do processo de privatização do Maracanã, que o governo do estado pretende deflagrar provavelmente depois da Copa do Mundo de 2014. Em entrevista publicada hoje no jornal ‘Brasil Econômico’, o empresário revela que a intenção é formar um consórcio que também reúna empresas de construção civil, mas que não contaria, em princípio, com os clubes de futebol.

Objetivo do governador Sérgio Cabral desde o primeiro mandato, a concessão do Maracanã para a iniciativa privada saiu do noticiário depois da escolha do Brasil como sede da próxima Copa do Mundo. Com a necessidade de adaptar o estádio para o evento, e sem tempo hábil para iniciar o processo de concessão, o governo fluminense suspendeu a privatização.

Em maio, porém, Cabral reafirmou o interesse na concessão do estádio, que estaria vinculada a uma série de exigências, como investimentos em melhorias e manutenção do equipamento.




Fonte: Jornal O Dia

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vereador Nelson Nahim prestigia a inauguração da 11ª loja da Rede SuperBom em Campos



O presidente da Câmara Municipal de Campos, o vereador Nelson Nahim, prestigiou a inauguração da décima primeira loja da Rede de Supermercados SuperBom, na noite desta terça-feira (25), em Campos. Localizada à Rua Ricardo Quitete, no bairro Jóquei Clube, o espaço receberá os seus clientes para um grande café da manhã, a partir desta quarta-feira (26), quando abre oficialmente suas portas ao público.

Depois de mais de um ano de obras, o local finalmente foi concluído, abrigando em cerca de 3000m², 230 funcionários e capacidade para movimentar inicialmente R$ 3 milhões com estimativa de se chegar R$ 7 milhões em vendas. De acordo com o empresário e um dos sócios da Rede SuperBom, Joilson Barcelos, o Grupo está ampliando sua área de atuação, onde o número de clientes e de funcionários com a nova loja chega a ganhar novos adeptos d outros municípios.

“Estamos com uma expectativa boa e esperamos que a venda também seja boa. Certamente o diferencial dessa loja é a quantidade de clientes que estará dentro dela. A loja é um pouco maior e vai ter um restaurante na parte de fora. É uma loja que está numa avenida de grande movimento e dentro de um bairro muito grande. A perspectiva é de atender a demanda da rota do Porto do Açu”, avaliou Joilson.

Durante a solenidade, o presidente do Legislativo, Nelson Nahim, falou da importância do mais novo empreendimento no município, proporcionando não só a integração entre os funcionários como também oportunidade de trabalho para centenas de jovens. “Devemos destacar a qualificação de mão-de-obra que a Rede SuperBom vem desenvolvendo e apostando, através dos jovens, e, ao mesmo tempo, permitindo que os mesmos tenham a possibilidade de crescimento dentro da própria empresa, assim como acontece também com cotas legalmente estabelecidas para idosos e portadores de necessidades especiais”, frisou.

Federação confirma paralisação de médicos do SUS nesta terça-feira (25)


A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) confirmou na manhã desta terça-feira (25) que os médicos que realizam atendimento pelo SUS devem paralisar as atividades em cerca de 20 estados em protesto contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho da rede pública de saúde. Serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos).

A rede de emergência e urgência está mantida.
Segundo a Fenam, os estados que devem aderir totalmente são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.



Fonte: Globo.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Enem termina sem incidentes e abstenção cai, diz Ministério


O Ministério da Educação (MEC) avaliou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terminou sem incidentes. O resultado pode ser considerado um sucesso se comparado com as edições de 2010 e, principalmente, de 2009.

O MEC também comemorou a queda da abstenção. "Encerrada a aplicação das provas, a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou abstenção média de 26,4%, índice menor do que a média do ano passado, de 28%", diz a nota oficial.

O único incidente questionável ocorreu neste domingo, com a divulgação antecipada do tema da redação por um site antes do prazo mínimo de saída dos candidatos. Mesmo assim, o MEC ressaltou que não houve quebra de sigilo.



Fonte: IG/Último Segundo

Número de mortes por terremoto na Turquia chega a 264, diz governo

O forte terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o leste da Turquia, neste domingo (23), já matou 264 pessoas, informou o ministro do Interior, Idris Naim Sahin, após receber um novo balanço da tragédia. Cerca de 1.300 pessoas ficaram feridas.

Segundo o ministro, o número de vítimas ainda não é definitivo e pode aumentar, pois muito permanecem soterrados. Ele disse ainda que todas as localidades atingidas já foram alcançadas por equipes de resgate, e que o país está usando todos os meios necessários para as operações.

A maior parte das mortes ocorreu na província de Van, nas cidades de Van e de Ercis.


Fonte: Globo.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Presidente do Legislativo participa da assinatura da escritura do Fórum de Campos que agora passa a pertencer ao Poder Judiciário do Estado


Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Campos, o vereador Nelson Nahim, participou na manhã desta sexta-feira (21), no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (sede da Prefeitura), da assinatura da escritura do Fórum Maria Tereza Gusmão, passando o prédio para o poder judiciário do Estado. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Manoel Alberto Rebello dos Santos, acompanhado dos juízes Carlos Augusto Borges, José Roberto Portugal e Sandro Espínola, além da Prefeita Rosinha Garotinho, o Vice-prefeito Doutor Chicão, o diretor do Fórum, Juiz Dr. Paulo Assed, o procurador do município, Francisco de Assis, e os desembargadores Sebastião Rugier Bolelli e Carlos Araújo.

Durante o seu discurso, Manoel Alberto ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e do Judiciário e de todos os poderes, visando os interesses públicos. “O interesse público prevalece muitas vezes da união entre os poderes. Um exemplo disso é o que está acontecendo aqui agora. Se não fosse a prefeitura, nós não teríamos esse prédio imponente que temos aqui em Campos, que é um dos melhores Fóruns que nós temos no Estado, que Campos merece” ressaltou o presidente que seguiu para sua cidade natal, Cambuci, e ainda deve visitar São Fidélis e Casimiro de Abreu onde participa da inauguração do Fórum.

De acordo com o vereador Nelson Nahim, a intenção do município sempre foi cooperar com o Poder Judiciário, uma vez que, as circunstâncias da antiga sede do Fórum não eram favoráveis devido a grande demanda e, para isso, era necessário à construção de um novo prédio. “Como advogado e atuando em poderes diferentes, é com muita alegria que nós (Executivo, Legislativo e Judiciário) estamos realizando este ato hoje aqui na prefeitura para que os nossos juízes e procuradores possam desempenhar suas respectivas funções dignamente”, lembrou Nahim, ao enfatizar que, atualmente, a sede do Legislativo no município ocupa o antigo Fórum Nilo Peçanha e que na condição de presidente foi necessário adaptar a estrutura interna, mantendo todo o patrimônio histórico que foi restaurado e recuperado para atender da melhor forma possível a população e os edis.



Fonte: Ascom/CMCG

ONU pede investigações sobre circunstância de morte de Gaddafi


O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu nesta sexta- (21)uma investigação sobre as circunstâncias da morte do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, anunciada ontem pelas forças rebeldes do país, durante operação militar em Sirte. "A respeito da morte de Gaddafi ontem, as circunstâncias ainda não são claras. Nós consideramos que é necessária uma investigação", declarou o porta-voz, Rupert Colville, em referência aos vídeos que foram divulgados pelos meios de comunicação.

Embora inicialmente não houvesse uma versão oficial, um vídeo que mostra o ex-ditador capturado ainda vivo transmitido por emissoras árabes gerou suspeitas de que ele tivesse sido executado pelos rebeldes. O premiê da Líbia, Mahmoud Jibril, disse que relatórios de perícia mostram que a causa da morte foi um tiro recebido durante um tiroteio.

Um médico que examinou o corpo, porém, afirmou que ele foi fatalmente ferido por uma bala em seus intestinos depois de ser capturado. "Gaddafi foi capturado vivo, mas morreu depois. Houve uma bala e essa foi a causa primária de sua morte; ela penetrou em suas entranhas", afirmou o Ibrahim Tika à emissora árabe de TV Al Arabiya. "E houve uma outra bala na cabeça, que entrou e saiu".

Segundo o porta-voz da ONU, as circunstâncias da morte do ex-ditador estão "muito pouco claras" porque há "quatro ou cinco versões diferentes de como ele morreu". Colville pediu mais detalhes para determinar se houve uma execução por parte dos rebeldes ou se foi durante troca de tiros.



Fonte: Folha.com

Brasil é o quinto país no ranking mundial de furto a lojas


O Brasil ficou em quinto lugar em um ranking internacional que mede o volume de furtos e roubos nos mais diferentes segmentos do varejo. De acordo com o estudo que será oficialmente divulgado no Brasil no mês que vem, os lojistas brasileiros viram o volume de furtos crescer 3% em relação à pesquisa anterior e contabilizaram perdas de cerca de US$ 2,4 bilhões, o que representa 1,69% do total bruto de vendas. Em primeiro lugar no ranking ficou a Índia, que registrou perdas de 2,38% da receita bruta do varejo local com furtos. Em seguida vieram Rússia, Marrocos e África do Sul, todos com índices de perdas muito próximos aos registrados pelo varejo brasileiro.

Em números absolutos os Estados Unidos, uma vez mais, lideraram o ranking, com furtos que somaram mais de US$ 41 bilhões. Os países com menor índice de furtos no varejo foram Suíça, Hong-Kong e Taiwan. O levantamento, conhecido como Barômetro Global de Furtos no Varejo, foi realizado junto a mais de 4,7 mil cadeias varejistas de 43 países e abrangeu os 12 meses entre julho de 2010 e junho de 2011.



Fonte: IG/Último Segundo

Celular irregular cresce 19% e movimenta R$ 4 bilhões


A venda de celulares pirateados ou falsificados deverá crescer 19% em 2011 no mercado brasileiro e chegar a 11,4 milhões de aparelhos. Estão incluídos na conta telefones importados ilegalmente e vendidos sem a homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), registro obrigatório para a comercialização.

Em geral, são cópias de modelos muito cobiçados, como o iPhone, da Apple, além de modelos da Nokia, da Samsung e da Motorola.No ano, os brasileiros devem gastar em média R$ 350 por aparelho pirata e movimentar R$ 4 bilhões no mercado da falsificação.

O mercado legal, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), deverá chegar a 57 milhões de celulares, ante 48 milhões no ano passado.



Fonte: Site UOL

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Caminho do Brasil em 2014: em 1º ou em 2º, Seleção jogará em três regiões


Já está definido que a Seleção Brasileira ficará entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste ao longo da Copa do Mundo 2014. Na primeira fase, a Fifa confirmou o que se esperava, em evento em Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira: a sequência de jogos do anfitrião será São Paulo, Fortaleza e Brasília. Depois, se passar como líder do Grupo A, o time de Mano Menezes irá a Belo Horizonte, Fortaleza novamente, repete a capital mineira e Rio de Janeiro para a final. No caso do segundo posto, eis a trajetória: Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio.

Assim, o Sul, que conta com Porto Alegre (Beira-Rio ou Arena do Grêmio) e Curitiba (Arena da Baixada), e o Norte (que recebe duelos com a Arena Amazônia) não verão o Brasil. Curiosamente, o Maracanã, sede também da final da Copa das Confederações, só abrigará a Seleção numa hipotética decisão. Apesar disso, o estádio é o que mais recebe partidas do Mundial, junto a Brasília: sete. Salvador, BH, São Paulo e Fortaleza vêm logo atrás, com seis.

- Seria a coisa mais inacreditável tirar a final do Maracanã. E se Deus quiser, vamos (Brasil) chegar à final, tenho certeza absoluta - afirmou Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local), sobre a pouca presença canarinho do "Maior do Mundo".

Portanto, o Brasil não terá dois confrontos seguidos na mesma cidade. Caso vá avançando, as viagens mais longas serão de São Paulo a Fortaleza, entre o primeiro e segundo jogos, e Belo Horizonte a Fortaleza duas vezes, entre as oitavas e semifinais. Nada além do que três horas e meia de avião, sem conexões. As distâncias serão entre quatro e seis dias.

Os horários estão distribuídos entre 13h e 22h, a abertura será às 17h, em São Paulo, no dia 12 de junho, e a final acontece às 16h, em 13 de julho de 2014 (horários de Brasília). A sequência de horários nas fases respeitará o clima mais quente das regiões Nordeste e Norte (com jogos à noite), ainda que na época do ano, no Brasil, a estação seja o inverno.


Fonte: Globo.com

Ministério do Planejamento autoriza concurso para o INSS com 1.875 vagas para peritos e técnicos


O Ministério do Planejamento autorizou nesta quarta-feira a realização de concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autorização está na página 105 da Seção 1 do Diário Oficial da União (Portaria 442). Com a medida será possível ao órgão contratar 375 peritos médicos previdenciários e 1.500 técnicos do Seguro Social.

O INSS tem até três meses de prazo para publicar o edital de abertura do concurso. As 1.875 vagas deverão ser preenchidas de forma escalonada, nos meses de março, julho, outubro e novembro de 2012.As novas vagas permitirão a reposição dos quadros de Perito Médico Previdenciário e de Técnico do Seguro Social de 448 Agências da Previdência com lotação precária, bem como estruturar 69 novas Agências já inauguradas e 280 previstas para serem inauguradas até 2012 como consta no Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social (PEX).

A depender da carga horária escolhida pelo novo servidor do INSS, o limite da remuneração inicial para perito médico (nível superior) é de R$ 9.824,53 e o de técnico do Seguro Social (nível médio) é de R$ 4.192,89. Os valores contam do Caderno nº 57 da Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais.




Fonte: Jornal Extra

Senado aprova distribuição de royalties que prejudica Rio e ES


O plenário do Senado aprovou o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que muda a distribuição de royalties do petróleo. Para reduzir as resistências e possibilitar a aprovação, foram retirados do projeto que seguirá para a Câmara dos Deputados o trecho que permitia parecerias público-privadas na exploração do petróleo e o trecho que definia as áreas de cada Estado no mar - o que tem impacto direto no que cada um deles têm a receber.

Os senadores também aprovaram emenda que suprimiu do texto artigo que vinculava 3% dos royalties da União para as Forças Armadas. Também foi aprovado o destaque que retirou 2 pontos percentuais da parte que caberia aos Estados e municípios não produtores para repassar à União, que assim receberá 22% do total dos royalties do petróleo que for extraído sob o regime de partilha. Assim, Estados e municípios não produtores receberão 49% e os estados e municípios chamados "confrontantes", que são os que produzem o petróleo, ficarão com 29%.

Na votação dos destaques, que começou às 20h20, os senadores retiraram do texto todo o capítulo que fazia alterações na lei que definiu a partilha de produção como modelo de exploração do pré-sal de áreas estratégicas.


Fonte: IG/Último Segundo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nelson Nahim busca parcerias para restauração do prédio do Liceu de Humanidades de Campos



Em seu programa pela Radio Difusora, na tarde desta quarta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Nelson Nahim, teve como entrevistada a diretora geral do Liceu de Humanidades de Campos, Celina Mateus Barbosa, que expôs os problemas pelos quais a
instituição estadual de ensino vem enfrentando nos últimos anos.

A convite de alunos, ex-alunos, funcionários e membros do Grêmio Estudantil, Nahim esteve visitando o prédio do Liceu na última terca-feira (18) e pode constatar de perto o abandono que a estrutura tem vivido.

"Estive lá e, não só como liceísta, mas como político e cidadão desta cidade, fiquei envergonhado de perceber tamanho abandono de um dos prédios tidos como cartão postal de Campos. O Salão Nobre está interditado, porque o cupim e a infiltração tomou conta de toda a estrutura, correndo o risco de desabar a qualquer momento", declarou Nahim.

Segundo Celina, a última restauração que o prédio - patrimônio histórico do município - passou foi no ano de 2001 e, desde então, nunca mais passou por manutenção em sua estrutura, hoje se encontra em estado precário.

"Ha muito tempo temos reclamado e pedido à Secretaria Estadual de Educação que visite o Liceu e solicite a restauração do prédio, mas ate hoje, apenas, estiveram lá pessoas fotografando e dizendo que iriam resolver. Porém, até agora, nada foi feito. Esperamos que com esse apelo público, as autoridades competentes solucionem o problema que pode trazer riscos até mesmo aos alunos, porque ate mesmo o hall do prédio está comprometido por infiltração", desabafou.

Sensibilizado pelos problemas afetados nas dependências do solar do Barão da Lagoa Dourada, o vereador Nelson Nahim se comprometeu a entrar em contato, ainda esta semana com os deputados estaduais eleitos por Campos, Roberto Henriques e Joao Peixoto para que os mesmos busquem uma solução para o abandono do prédio do Liceu junto ao Governo do Estado.

"Além de acionar os dois deputados estaduais, para os quais estarei ligando ainda hoje, pretendo colocar o problema no plenário da Câmara Municipal, porque este e um problema de todos nos enquanto representantes do município", concluiu Nahim.

Estudos para vacina contra a dengue estão em fase final


O laboratório Sanofi Pasteur anunciou nesta terca-feira, em São Paulo, que os estudos clinicos da sua vacina contra dengue estão na etapa final. O imunizante já foi testado em mais de 20 estudos clínicos de eficácia, finalizados ou em andamento, em adultos e crianças entre 2 e 45 anos, nos Estados Unidos, Asia e America Latina. A previsao e que a vacina esteja aprovada para producao e comercializacao entre 2014 e 2015.

Para isso, uma fábrica ja está sendo construída em Neuville, na Franca, desde 2009, em paralelo aos estudos, e deve estar pronta em 2014, com capacidade de produzir centenas de milhoes de doses. "Hoje, estamos muito entusiasmados por estarmos na etapa final de desenvolvimento clínico. Estamos muito confiantes de que seremos os primeiros a obter nos proximos anos uma vacina contra a dengue, que irá atender as necessidades medicas e mudar a vida de milhoes de pessoas em todo o mundo", disse o presidente e diretor-geral do Sanofi Pateur, Olivier Charmeil.

No Brasil, o programa de desenvolvimento clínico da vacina da dengue inclui mais de quatro mil voluntários, com dois estudos em andamento. Um deles, que analisa a seguranca do imunizante, com 150 pessoas - criancas e adolescentes de 9 a 16 anos - foi iniciado em agosto de 2010, em Vitória, no Espirito Santo, e está sendo conduzido pelo Núcleo de Doencas Infecciosas da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), sob a coordenacão do pesquisador Reynaldo Dietze.

O segundo estudo, que analisa a eficácia, está sendo realizado em Fortaleza, Natal, Vitória, Goiania e Campo Grande, com de 800 a mil pessoas por local de pesquisa. Acompanhando de perto esses resutados, o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirma que a vacina é prioridade para o Brasil e deverá estar, assim que for aprovada, disponível de graça para a população.



Fonte: Jornal Extra

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bancos reabriram nesta terça-feira na maioria das cidades do país


Os bancários retornaram nesta terça-feira (18) ao trabalho na maioria das cidades do país. Segundo o Comando Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a maioria dos sindicatos de bancários aprovou na noite de segunda-feira (17) a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bem como as específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Segundo a Contraf, os bancários decidiram pelo fim da greve em cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, Vitória da Conquista e Dourados, Campina Grande, entre outras.

Nas cidades de Florianópolis, Porto Alegre e Chapecó (SC), os funcionários da Caixa rejeitaram a proposta. Em Porto Alegre, uma nov aassembleia dos funcionários do Banco do Brasil começou nesta amanhã e ainda ocorria por volta das 10h55 desta terça. A expectativa, segundo o diretor de finanças do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Paulo Stekel, é de que os bancários também decidam pelo fim da greve.

Os funcionários do Banrisul, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) continuam paralisados, cobrando avanços nas negociações específicas. Segundo a Contraf, só nesta terça-feira será divulgado um balanço geral do fim da greve. Os resultados já anunciados pelo país podem ser acompanhados no site da Contraf-CUT.

A greve começou no dia 27 de setembro e chegou a paralisar 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal.



Fonte: Globo.com

PCdoB mobiliza partidos aliados para defender ministro do Esporte


O PC do B articulou uma frente em defesa do ministro do Esporte, Orlando Silva, na Câmara dos Deputados. Hoje, a partir das 14h30, ele presta esclarecimentos sobre as denúncias de corrupção na pasta que comanda desde abril de 2006. O próprio Orlando solicitou a audiência conjunta nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Turismo e de Desportos.

O objetivo do ministro é estancar que a crise abalou sua permanência no Ministério. Desde o princípio, ele conta com o apoio do seu partido, o PC do B. Ontem o líder comunista na Câmara, Osmar Júnior (PI), afirmou que espera o apoio do PT e PMDB, as duas maiores bancadas na Casa, para responder às provocações da oposição.

“Nós contamos com o apoio do PT e do PMDB porque, afinal de contas, o ministro tem prestado um grande serviço ao País e ao governo”, afirmou Osmar Júnior. O líder comunista disse não temer fogo-amigo de petistas e peemedebistas, que supostamente estariam interessados em ficar com a pasta do Esporte.



Fonte: IG/Último Segundo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Legislativo decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (17) para mobilização em defesa dos royalties no RJ


O presidente da Câmara Municipal de Campos, o vereador Nelson Nahim, no uso de suas atribuições legais e, considerando que na próxima segunda-feira (17) será realizado, a partir das 17h, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, o ato público em defesa do município para manutenção dos direitos referentes aos recursos oriundos dos royalties do petróleo , decretou, assim como o Executivo Municipal, ponto facultativo para que os servidores e a população de um modo geral possam se locomover e participar ativamente da justa reivindicação que é um direito adquirido dos municípios produtores de petróleo.

Visto que o interesse público local e dos demais produtores estão mais do que evidenciados ante a possibilidade de perda de recurso de relevância para suas economias, o vereador Nelson Nahim, representando o Poder Legislativo, ressalta a importância do ato e que todos possam participar ativamente da defesa intransigente dos interesses maiores do município.

“Nós campistas, representantes do povo e servidores não podemos ficar alheio diante desta grande mobilização em defesa dos royalties. Temos que marcar presença! O momento é agora para dizer ao Congresso Nacional e aos Deputados Federais que estão armando contra o estado do Rio de Janeiro e contra os produtores de petróleo, que não aceitamos esta covardia que estão querendo fazer conosco. Temos que prevalecer a justiça para quem produz”, concluiu o presidente do legislativo.



Fonte: Ascom/CMCG

Comércio abre 250 mil vagas até o Natal


O comércio brasileiro está contratando um número recorde de trabalhadores para dar conta do crescimento nas vendas neste final de ano. De acordo com uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entre setembro e dezembro serão criadas cerca de 250 mil novas vagas no setor no Brasil, em especial no segmento de vestuário e calçados. Pela previsão do CNC, quase 50% de todos os trabalhadores que forem contratados para esses postos serão efetivados pelos comerciantes, que vêm enfrentando dificuldades cada vez maiores para preencher seus quadros de funcionários.

De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio, depois das lojas de roupas e as sapatarias, quem mais vai abrir vagas nesse final de ano serão os supermercados e o hipermercados. Segundo o estudo, cerca de 19% das ofertas de emprego no comércio nesse final de ano serão feitas por empresas desse segmento.



Fonte: IG/Último Segundo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Acúmulo de gás pode ter causado explosão no Rio; três morreram


O acúmulo de gás dentro do restaurante que explodiu na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro é a principal hipótese do Corpo de Bombeiros para o acidente. De acordo com a corporação, com o restaurante fechado devido ao feriado, o gás pode ter vazado durante todo o dia de ontem e, a explosão pode ter acontecido quando os funcionários acenderam as luzes do local hoje de manhã.

A explosão ocorreu na praça Tiradentes, no centro do Rio e deixou ao menos três mortos e 13 feridos, sendo três em estado grave. Todos os feridos foram socorridos ao hospital Souza Aguiar. A explosão foi tão forte que os corpos das vítimas foram arremessados a cerca de 30 metros, e encontrados do outro lado da rua.

O restaurante ficava no andar térreo de um prédio comercial. A explosão atingiu lojas até ao menos o 7º andar do edifício e dois estabelecimentos na lateral --uma loja de eletrodomésticos e uma sorveteria.



Fonte: Folha.com

Horário de verão com 7% a mais em vendas


O horário de verão, que começa à meia-noite deste sábado, promete render lucro ao comércio do Rio, que calcula aumento de 7% nas vendas em comparação com a média mensal em horário normal. À meia-noite de sábado, os ponteiros devem ser adiantados em uma hora no Rio e mais 11 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além da Bahia.

O horário de verão vai durar 133 dias, terminando em 26 de fevereiro, quatro dias após o Carnaval. Só no ano passado, a economia em todo o Brasil chegou a R$ 30 milhões, com a redução de 4,4% da demanda de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema.




Fonte: Jornal O Dia

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cristo Redentor comemora 80 anos como principal cartão postal do país


O Cristo Redentor, o imponente monumento que coroa o morro do Corcovado, completa hoje 80 anos como o símbolo do Rio de Janeiro, que nas últimas oito décadas recebeu personagens ilustres para tirar fotos com o cartão postal mais conhecido do Brasil. Encravado no coração do Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor está elevado a 710 metros de altura e é considerado um lugar de peregrinação para fiéis e milhares de turistas que a cada ano chegam para ver a estátua.


Sua construção foi uma iniciativa da Igreja Católica para comemorar em 1922 o centenário da Independência do Brasil, mas só foi inaugurada nove anos depois, e em 2007 foi escolhida uma das sete maravilhas do mundo. Na data do seu aniversário, as comemorações começaram com uma vigília e continuarão com uma missa que o arcebispo do Rio, Orani Tempesta, celebrará na pequena capela aos pés da estátua, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também homenageada no dia 12 de outubro.



Fonte:UOL