terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dias de grevistas dos Correios serão descontados


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou, nesta terça-feira, dia 27, que os Correios não vão pagar os dias parados dos funcionários que estão em greve. De acordo com o ministro, o pagamento é uma das condições impostas pelos grevistas - que estão de braços cruzados desde o dia 24 - para chegar a um acordo e voltar ao trabalho. O ministro disse que apenas 18% dos servidores estão parados.

Mas com os descontos, os grevistas começam a se movimentar para garantir o recebimento dos dias parados. O Sindicato de João Pessoa, na Paraíba, conseguiu liminar, através de uma ação civil pública, contra o desconto. No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Rio (Sintect-RJ) também entrou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) pedindo a suspensão dos descontos.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou uma nota informando que, no fim de semana, o mutirão de funcionários entregou 9,4 milhões de cartas e encomendas em todo o país e preparou 27 milhões de correspondências para entrega.



Fonte: Jornal Extra

Ex-comandante do Batalhão de São Gonçalo tem prisão decretada


A 3ª Vara Criminal de Niterói decretou a prisão do tenente-coronel Claudio Luiz Oliveira e de mais cinco PMs, no fim da noite desta segunda-feira (26). O oficial comandava o batalhão policial de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e é suspeito de mandar matar a juíza Patrícia Acioli, que foi morta com 21 tiros no dia 11 de agosto, em Niterói.

O tenente-coronel atualmente estava à frente do batalhão da Maré, em Bonsucesso, subúrbio da cidade. Os outros cinco policiais faziam parte do Grupo de Ações Táticas do Batalhão de São Gonçalo e são suspeitos de forjar um auto de resistência, morte em confronto, para esconder o assassinato de Diego Bellini de 18 anos, durante uma operação policial.

Três policiais militares suspeitos de matar a juíza Patrícia Acioli estão presos e foram transferidos da Unidade Prisional da PM em Benfica, na Zona Norte, para unidades diferentes, a pedido do Ministério Público, no dia 19 de setembro. A transferência é para evitar que eles combinem, antes dos depoimentos, a mesma versão sobre o caso.


Fonte: Globo.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bancários rejeitam nova proposta e mantêm greve na terça-feira


Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve na próxima terça-feira (27). A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira (23), foi reajuste de 8%.


Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial e julgou que a proposta não traz aumento maior para a PLR, nem a valorização do piso.

O Comando Nacional dos Bancários informou ter comunicado à Fenaban que, amanhã (26), haverá assembleias em todo o país para organizar a greve a partir do dia 27.



Fonte: IG/Último Segundo

Vazamentos, falta d'água e privadas entupidas nos banheiros do Rock in Rio


No primeiro dia do Rock in Rio o público encontrou os banheiros da Cidade do Rock limpos e organizados. Mas isso durou pouco tempo. No sábado alguns toiletes começaram a apresentar problemas como falta d'água, vazamentos e privadas entupidas. A situação se agravou no domingo e, no fim do primeiro final de semana do festival, os banheiros se mostraram um dos principais problemas estruturais do evento.

A quadro foi bem mais grave no toilete localizado à esquerda do Palco Sunset. De acordo com um segurança do local, as privadas estão entupidas desde sábado à noite e a água das torneiras se esgota nas primeiras horas do evento. Nos intervalos entre os shows de domingo, os banheiros também sofreram com a superlotação.


Fonte: Jornal Extra

Em ato de crueldade, jovem arremessa cão no mar



Em um ato de crueldade, um chinês lançou um filhote de cahorro no mar diversas vezes. Apesar do animal conseguir voltar para a praia, o jovem voltava a atirá-lo na água. A terrível cena aconteceu na província de Xiamen, sul da China.

Apesar de apelos de pessoas que viam o ato grotesco, o homem jogava repetidamente o animal na água. Após ser arremessado diversas vezes, o animal se cansou deixando ser levado pela correnteza, e ficando preso nas pedras.

A cena revoltante foi capturada por um pessoa que caminhava pela praia.
Um homem que estava no local, nadou até as pedras e resgatou o animal, o entregando a uma jovem que estava na praia.

A nova proprietária do cachorro prometeu que cuidará bem dele.
De acordo com uma testemunha, o jovem teria atirado o animal na água pelo menos cinco vezes. As informações são do China News.



Fonte: Jornal O Dia

Nosso país é cada vez mais respeitado lá fora, diz Dilma


A presidenta Dilma Rousseff disse ao longo de seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (26), que o Brasil está cada vez mais respeitado no exterior. Ela voltou recentemente dos Estados Unidos, após ser a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Dilma iniciou o programa falando sobre o momento histórico em Nova York. Para a presidente, a visão do mundo sobre o Brasil é outra agora. “Foi uma honra abrir a Assembleia Geral da ONU. Além de ser a primeira mulher a discursar na abertura, estava representando o Brasil, um país que vem tendo cada vez mais destaque no cenário internacional. A força do nosso país e as opiniões do nosso povo estão sendo cada vez mais respeitadas lá fora”.

A presidente disse que a solução da turbulência econômica mundial depende de uma união de forças. “O mundo vive um momento delicado. É uma crise financeira que nasceu nos países mais ricos e está deixando milhões de desempregados em todo o mundo, em especial, nos países mais ricos. A posição defendida pelo Brasil na ONU é de que a saída para a crise econômica mundial deve ser discutida por todos os países juntos. É claro que os países desenvolvidos têm uma responsabilidade muito maior, porque lá que a crise começou. Mas todos os outros países sofrem as consequências de alguma forma, ainda que indireta. Então, todos devem ter o direito de participar das soluções”.

Mas, segundo Dilma, o país está preparado para encarar a crise internacional. “O Brasil está bem preparado para este momento. Temos reservas internacionais em dólar, estamos fortalecendo o nosso mercado interno e mantendo os nossos empregos. Vamos assegurar o crescimento da economia, continuar com nossa política de distribuição de renda e vamos dar mais oportunidades para todos melhorarem de vida”.

Dilma afirmou ainda que, apesar da crise mundial, está animada com o futuro do país. “O Brasil está mostrando ao mundo que é possível fazer a economia crescer e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas melhorem de vida. Foi assim que conseguimos driblar a crise econômica mundial em 2008, e é assim que estamos nos preparando para evitar impactos maiores da crise atual sobre o Brasil e sua economia. Então, voltei muito animada da Assembleia da ONU. Levamos para o mundo as nossas experiências, as nossas ideias e nossa forma de encontrar soluções para os problemas”.


Fonte: Globo.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Legislativo na mobilização em defesa dos royalties em Campos



A população campista se reuniu na tarde desta sexta-feira (23/09), na Praça do Santíssimo Salvador, em Campos para um ato cívico contestando a redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e não produtores. Estiveram presentes vereadores, dentre eles o presidente do Legislativo, Nelson Nahim; o Senador Lindberg Farias; a prefeita de Campos Rosinha Garotinho e seu vice, Doutor Chicão; os deputados Federais Chico D’Ângelo, Paulo Feijó e Anthony Garotinho; os deputados estaduais Roberto Henriques e Clarissa Garotinho; secretários municipais e dezenas de membros da sociedade civil organizada. Diante de milhares de pessoas, cada líder político expôs à população as irregularidades e inconstitucionalidades presentes na Emenda Ibsen.


O presidente do Legislativo, Nelson Nahim, ressaltou a importância da mobilização. “Rosinha tem puxado a bandeira defendendo a nossa bandeira, seja na prefeitura, seja na Ompetro, seja como cidadã que ama a nossa cidade. Campista é ordeiro, mas campista é valente. Nós não podemos desistir. E é isso que nós campistas temos que fazer. Dizer para o Congresso nacional, para os Deputados Federais que estão armando contra o estado do Rio de Janeiro e contra os produtores de petróleo, que eles vão ter um osso duro para roer. Nós não vamos permitir que tirem daqui, que tirem dos produtores de petróleo, o que primeiro é uma imoralidade e também uma inconstitucionalidade berrante. Se isso passar pelo congresso, vamos recorrer ao supremo, que tem o dever de defender a constituição, de dar o que é direito a quem produz. Temos que fazer justiça com quem produz”, disse.



Fonte: Ascom/CMCG

Abertura da I Conferência de Transparência e Controle Social



O presidente do Legislativo de Campos, o vereador Nelson Nahim, participou na noite desta quinta-feira (22) no auditório da Faculdade de Direito de Campos, da abertura da I Conferência de Transparência e Controle Social, sob tema "A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública", evento conduzido pelo professor da Uenf, Sérgio Azevedo, pesquisador e membro do Grupo Gestor do Projeto "Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática", que integra vários programas.

O secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, que compôs a mesa de autoridades, ao lado do presidente da Câmara, Nelson Nahim, e de dirigentes e representantes de entidades da sociedade civil organizada, como da Acic, da Mitra Diocesana, do Fidesc, Fundenor, Famac, CMPDCA, entre outras, agradeceu aos gestores públicos "pelo zelo e carinho com a coisa pública".



Fonte: Ascom/CMCG

Greve dos Correios faz procura por serviços de motoboy aumentar 25%


Com a greve dos Correios, quem precisa enviar documentos, cobranças e outras encomendas está procurando prestadoras alternativas de serviços. As empresas de motoboy e courier são as mais procuradas e já registram um aumento de 25% no número de pedidos diários.

Quem opta por esses serviços, porém, precisa ficar de olho nos valores cobrados. Para enviar uma encomenda do Centro do Rio para a Barra da Tijuca, pode-se ter que desembolsar R$ 28 ou R$ 50,25, dependendo da empresa contratada. Do Centro para o Centro, os valores variam de R$ 14 a R$ 29,90. Para a Tijuca, os custos vão de R$ 16 a R$ 36,75.

Os funcionários dos Correios decidiram elaborar uma contraproposta a ser apresentada para a empresa, a fim de pôr fim à greve que já dura mais de uma semana. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) manteve a reivindicação de reposição da inflação (7,16%) e de piso salarial de R$ 1.635; mas reduziu o aumento linear de R$ 400 para R$ 200 e o vale-alimentação, de R$ 30 para R$ 28.



Fonte: Jornal Extra

Estado: Abrir nova conta é obrigatório


A possibilidade de o servidor público estadual transferir o valor do salário que será depositado no Banco Bradesco para contas correntes de outras instituições não libera o funcionário da obrigatoriedade de abrir conta no banco vencedor da licitação, que ocorreu em maio. Alguns servidores estão assinando um requerimento para continuar a receber vencimentos no Banco Itaú, a pedido do próprio banco. Entre esses correntistas, há quem pense, de forma equivocada, que não precisará abrir conta no Bradesco.

Não é bem assim. Em nota, o Itaú esclareceu porque está oferecendo a continuidade da relação com os servidores estaduais : “A partir de janeiro de 2012, os servidores públicos estaduais do Rio deverão obrigatoriamente abrir uma conta salário na instituição indicada pelo governo do estado. Como a portabilidade bancária para os servidores públicos entra em vigor em janeiro, eles poderão optar por transferir integralmente seu salário para o banco de sua escolha”.

Já o Bradesco informou que “o processo de formalização de abertura da conta pelo servidor do Rio, para recebimento dos salários, foi ajustada para se dar início em 26 de setembro, próxima segunda-feira. De acordo com o edital de licitação, o Bradesco adquiriu o direito de administrar a folha de pagamento dos servidores do Rio”.



Fonte: Jornal O Dia

Campos se prepara para grande mobilização em defesa dos royalties


A população da cidade e de municípios vizinhos estão convocados para participarem da mobilização em defesa dos royalties do petróleo, nesta sexta-feira (23), a partir das 16h, na Praça São Salvador, no Centro. A prefeita Rosinha Garotinho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, a partir das 15h, e o comércio fechará as portas às 16h.

As empresas vão disponibilizar ônibus gratuitos para a população se deslocar à mobilização e, depois, voltar para casa. O município de Campos perderá 80% de arrecadação até 2020, caso os deputados e senadores dos estados não produtores de petróleo derrubem o veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda Ibsen. A votação está prevista para acontecer no próximo dia 05 de outubro.

Passagem de graça - Os ônibus gratuitos funcionarão nas linhas urbanas entre 15h e 16h, dos bairros para o Centro. Nas linhas interdistritais, os ônibus gratuitos funcionarão entre 14h e 16h, dos distritos para a rodoviária. No retorno, as empresas não cobrarão passagem até uma hora após o término da mobilização, que terá a participação de vários setores da sociedade.



Fonte: Ascom/CMCG

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Câmara aprova ampliação para até 90 dias de aviso prévio do empregado


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (21) projeto de lei que aumenta para até 90 dias o aviso prévio que o empregador deve conceder ao empregado demitido. Atualmente, quando a pessoa é demitida, deve permanecer no emprego por até 30 dias, independentemente do tempo de serviço.

Com a mudança, o aviso prévio será proporcional. O trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional de serviço, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total. Em caso de demissão voluntária, o empregado deve trabalhar pelo mesmo período ou indenizar a empresa, que também pode optar por liberar o empregado, sem ônus.

A proposta, com origem no Senado, será enviada à sanção da presidente Dilma Rousseff, que pode vetar partes da nova lei. Neste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) tratou sobre o tema, mas adiou, em junho, decisão sobre mudanças. A proposta aprovada nesta quarta tramita desde 1989, mas voltou à discussão na Câmara em julho deste ano, com análise em várias comissões.

Hoje, a matéria entrou na pauta do plenário em regime de urgência e foi aprovado numa versão com origem no Senado.
O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, presidente da Força Sindical, disse que o projeto teve o apoio de todas as centrais sindicais. Ele disse que após receber o aval dos presidentes das centrais sindicais, disse ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que o projeto poderia ser aprovado. "Foi uma vitória, foi uma grande conquista para os trabalhadores", disse.



Fonte: Jornal Folha da Manhã

Dia Mundial Sem Carro incentiva o uso do transporte público


No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira, diversas ações com a intenção de incentivar o uso do transporte público e conscientizar motoristas sobre os acidentes de trânsito ocorrem em cidades do País. Em São Paulo, as nove faixas reversíveis, que funcionam na Avenida Radial Leste, Avenida Luiz Dumont Vilares, Ponte das Bandeiras, Ponte da Casa Verde, Ponte dos Remédios, Ponte João Dias e Avenida Giovanni Gronchi, operam como Faixas Solidárias, ou seja, o motorista que estiver com um ou mais passageiros no carro tem preferência para circular nesses locais.

No Rio de Janeiro, ações também estão sendo realizadas neste Dia Mundial Sem Carro. Em todas as 35 estações de metrô das Linhas 1 e 2 cartazes e avisos sonoros incentivam a população a deixar o carro em casa e usar o transporte público. Até o fim de setembro, um trem do metrô vai circular com adesivos de automóveis, simbolizando o número a menos de carros nas ruas, 1.200, com o uso do metrô.

A partir de hoje, mais três bicicletários gratuitos começam a funcionar nas estações São Francisco Xavier, Vicente de Carvalho e Catete. Já existem na cidade outros bicicletários em oito estações, totalizando cerca de 200 vagas.




Fonte: IG/Último Segundo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Todos convocados para a Grande Mobilização em Defesa dos Royalties



Em uma reunião extraordinária realizada na noite desta terça-feira (20/09) no auditório da Associação Comercial de Campos (Acic), o Comudes (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável) convocou a população de Campos para o ato público que vai acontecer na próxima sexta-feira (23/09).


Sobre a votação do veto no Congresso no próximo dia 05 de outubro, o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Nelson Nahim, disse que para evitar o veto, já tinha que estar tramitando um Projeto de Lei. “Na sexta-feira temos que fazer algo para mostrar a indignação dos produtores de petróleo”, disse.


Na próxima sexta-feira (23/09) acontece em Campos um manifesto público pela causa dos royalties, que será realizado à partir das 16h. Houve também a confirmação de que será ponto facultativo nos órgãos municipais.



Fonte: Site Ururau

Comunidade acadêmica propõe parceria para desenvolver setor rural






O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim, recebeu na manhã desta terça-feira (20) em seu gabinete uma comissão formada por pesquisadores e dirigentes de instituições de pesquisas ligadas à geração de tecnologia para a produção rural. Pesquisadores e dirigentes da Uenf, UFR-RJ, Emater e Pesagro, apresentaram propostas de parceria com a municipalidade voltada para a difusão de tecnologias desenvolvidas com base na realidade da região.


As novas tecnologias visam implementar a produção de diversos segmentos do campo, e o objetivo é promover o desenvolvimento regional sustentável. Após ampla explanação sobre os efeitos que advirão da aplicação das novas tecnologias, o presidente Nelson Nahim sugeriu aos membros da comissão que seja formatado um documento com os projetos de cada segmento, devidamente associados, para que ele encaminhe à prefeita Rosinha Garotinho, com a proposta de parceria entre as instituições de pesquisa e os respectivos órgãos da prefeitura.


A parceria visa promover desenvolvimento da piscicultura, zootecnia, agropecuária, fruticultura, ovinocultura, caprinocultura, dentre outras atividades. “Esta é uma iniciativa importantíssima. Temos aqui uma expressiva representatividade da comunidade científica de Campos que investiga, descobre, cria e pensa tudo que é necessário para promover o desenvolvimento do meio rural. Estão reunidas as melhores cabeças que pesquisam os segmentos de toda cadeia produtiva no campo”, observou Nelson Nahim que acrescentou:


“O melhor é que estão todos com um único objetivo: propor parcerias para que um excelente produto com a marca da Uenf, da UFR-RJ, da Pesagro e da Emater seja colocado ao alcance dos produtores rurais, que vão ser contemplados com mudas de qualidade de cana-planta, de hortaliças, de frutíferas, bem como vão aprender a implementar novas atividades como o beneficiamento de produtos e introdução da piscicultura e beneficiamento artesanal de matérias-primas, que vai gerar mais emprego, mais renda e vai contribuir para controlar o preocupante êxodo rural, fixando o homem no campo”, destacou o presidente da Câmara, acompanhado do vereador e também presidente da Comissão de Trabalho de Defesa do Meio Ambiente, Dante Pinto Lucas.




Fonte: Ascom/CMCG

Estado e Municípios não aceitam proposta e irão à Justiça


Os prefeitos de toda a região que compõem a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) estiveram reunidos nesta segunda-feira (19/09) com o vice governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro, onde trataram da discussão sobre a partilha dos royalties do petróleo, que está para ser decidida no dia 05 de outubro, no Congresso Nacional, com a possibilidade da derrubada do veto do Projeto que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vetou.

O vice governador Pezão garantiu que o Estado entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), caso seja derrubado o veto do presidente Lula, que quando enviou o Projeto original ao Congresso, não previa a redistribuição dos royalties do petróleo que estão em vigor, o que aconteceria para todos os municípios brasileiros no pré-sal. Nesta quarta-feira (21/09) os Procuradores de todos os municípios estarão reunidos com a Procuradora Geral do Estado para um novo encontro onde as questões judiciais da questão estarão sendo tratadas.

Em Campos, na próxima sexta-feira (23/09) será realizada uma grande mobilização em defesa dos royalties, que está sendo convocada pela Prefeita Rosinha Garotinho para que todas as autoridades, sociedade civil e população possa comparecer na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade, à partir das 16h.



Fonte: Site Ururau

Prédios públicos do Rio vão ter brigadas contra a dengue


Todos os prédios públicos das esferas municipal, estadual e federal do estado terão brigadas de combate à dengue. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, durante o seminário ‘Rio Contra a Dengue’, que reúne até amanhã prefeitos e secretários de Saúde de mais de 50 municípios no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio. A ação tem por objetivo reduzir os riscos da provável epidemia em 2012.

“Temos um cenário muito ruim e extremamente preocupante para o próximo verão. Principalmente porque temos um tipo novo do vírus, o tipo 4. Ninguém tem imunidade a ele”, alertou Côrtes.

As brigadas contra a dengue começarão a atuar na segunda quinzena de outubro após a assinatura de decreto pelo governador Sérgio Cabral. Os grupos serão compostos por funcionários dos próprios órgãos, que terão a função de semanalmente fiscalizar seus prédios para impedir a existência de criadouros do mosquito da dengue.



Fonte: Jornal O Dia

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estados deixaram de aplicar R$ 2 bi na saúde, diz governo


Levantamento do Ministério da Saúde que acaba de ficar pronto mostra que, em 2009, dez Estados não investiram o mínimo de 12% de suas receitas na saúde. O percentual é determinado pela emenda 29 --que obriga União, Estados e municípios a aplicar parte de suas receitas no sistema de saúde--, cuja regulamentação deve ser votada nesta próxima quarta-feira.

Os dados mostram que esses dez Estados, juntos, deixaram de aplicar cerca de R$ 2 bilhões no setor, segundo as contas do Ministério da Saúde. O pior nesse ranking foi o Rio Grande do Sul, que destinou para a área apenas 5% de sua receita. São Paulo destinou 11,57%, mas contesta a metodologia.



Fonte: Folha.com

Câmara realiza Audiência Pública para discutir Lei Orçamentária 2012


A Câmara Municipal de Campos realiza Audiência Pública no próximo dia 18 de outubro, às 17 h, com a finalidade de discutir a Lei Orçamentária para o exercício de 2012. O presidente do Legislativo, Nelson Nahim está convocando todos os vereadores e sociedade organizada, bem como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lions, Rotarys, associações de bairros e outros, para que compareçam a Audiência, pois a proposta orçamentária será discutida com a participação de todos.

As pessoas que representam entidades, que quiserem fazer uso da palavra no Plenário, deverão se inscrever até o dia 07/10 (sexta-feira) na Assessoria do Plenário das 09h às 16h (segundas, quintas e sextas) e das 09h às 14h (terças e quartas), com cópia do estatuto, identidade e CPF, até o final do mês. No impedimento do responsável pela entidade, o seu preposto deverá trazer ofício nomeando-o assinado pelo citado responsável.




Fonte: Ascom/CMCG

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Maior carga horária na escola pública pode reduzir desigualdade, diz Haddad


O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (16) que estudos feitos pelo governo indicam que o aumento da carga horária da escola pública pode reduzir as desigualdades em relação às escolas particulares. Segundo ele, resultados de uma pesquisa feita pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República serão apresentados aos secretários municipais e estaduais de educação na semana que vem.

O ministro disse ainda que a jornada de 800 horas por ano é "curta". "Precisaríamos de ter mais de 200 dias letivos e mais de quatro horas de aula por dia. (...) Os estudos demonstram que essa é uma variável muito importante para explixar a diferença de desempenho."



Fonte: Globo.com

Mais de 60 alunos são internados com intoxicação alimentar em Teresópolis


As aulas estão suspensas nesta sexta-feira na Escola municipal Beatriz Rodrigues em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Pelo menos 64 alunos da unidade foram levados para hospitais da região na noite desta quinta-feira com sintomas de intoxicação. Segundo a prefeitura do município, além dos estudantes, dois adultos também foram encaminhados para as unidades.

Os alunos, com idade entre 11 e 16 anos, são do turno da manhã e comeram uma merenda feita na escola por uma empresa terceirizada. Os jovens e os dois adultos passaram por exames e foram liberados. No entanto, segundo a prefeitura, ainda não há informações sobre a causa da intoxicação. O refeitório da escola vai passar por uma inspeção da Vigilância Sanitária e da Secretaria municipal de Educação.



Fonte: Jornal Extra

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cinco aeroportos não iniciaram obras para Copa de 2014


O governo brasileiro apresentou nesta quarta-feira balanço da preparação do País para sediar a Copa do Mundo de 2014 e mostrou que a principal preocupação é em relação ao atraso nas obras de reforma dos aeroportos das cidades que vão sediar partidas do torneio. Cinco deles - Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Recife e Salvador - ainda nem começaram as obras. "Em oito aeroportos, as obras estão iniciadas. Uma delas, em Viracopos, já foi concluída", aponta o relatório.

Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt explicou que o edital para concessão dos aeroportos de Brasília, Viracopos, em Campinas, e Guarulhos, está sendo finalizado. "Estamos terminando a minuta do edital para que o Tribunal de Contas (TCU) possa analisar", disse.

O ministro também apontou que o investimento para reformas dos aeroportos subirá para quase R$ 6,5 bilhões - era de R$ 5,6 bilhões. "A intenção não é somente aumentar a capacidade dos aeroportos, mas também melhorar a qualidade dos serviços. E, com o aporte, temos certeza que todos estarão prontos para a Copa do Mundo", afirmou.





Fonte: IG/Último Segundo

Dilma escolhe deputado Gastão Vieira para o Ministério do Turismo


A presidente Dilma Rousseff escolheu na noite desta quarta (14) o deputado federal Gastão Dias Vieira (PMDB-MA) para ocupar o cargo de ministro do Turismo, em substituição a Pedro Novais, que pediu demissão.

A decisão foi anunciada às 23h25 pela ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, depois de conversa de Dilma com o vice-presidente Michel Temer e o próprio Vieira, em reunião de cerca de 40 minutos no Palácio do Planalto.

A nomeação de Gastão Vieira deverá ser publicada nesta quinta (15) em edição extra do "Diário Oficial da União". A cerimônia de posse está prevista para sexta (16).



Fonte: Globo.com

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Presidente do Legislativo participa da reunião que definiu detalhes da 1ª Comsocial


Representantes da Comissão Organizadora da Conferência Municipal sobre a Transparência e Controle Social (Comsocial) se reuniram nesta quarta-feira (14), no Centro Administrativo José Carlos Alves de Azevedo (Cajaa), sede da Prefeitura de Campos, para ultimar os detalhes do evento que acontecerá nos próximos dias 22 e 23, na Faculdade de Direito de Campos (FDC). Nesta conferência definirá as propostas e os delegados que vão participar da Conferência Estadual, data ainda a definir.

Segundo o presidente do Legislativo, o vereador Nelson Nahim, a 1ª Consocial tem a finalidade de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo, dessa forma, para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. “É de extrema importância desenvolver e fortalecer redes de interação de diversos segmentos da sociedade para o acompanhamento da gestão pública”, disse.

A comissão é formada pela Associação Comercial de Campos (Acic), pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), pela Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Universidade Federal Fluminense (UFF), Federação das Associações dos Moradores de Campos (Famac) e pelo Bispado, além de membros do governo que compõem o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes).




Fonte: Ascom/CMCG

Adriano chora no vestiário do Corinthians e sacode o time na virada sobre o Flamengo


As lágrimas de Adriano sacudiram o Corinthians diante do Flamengo. Se em campo o atacante ainda luta para mostrar a que veio, fora dele os laços do casamento com o clube do Parque São Jorge começam a ficar cada vez mais sólidos. De casa, no bairro de Higienópolis, ao Pacaembu, o Imperador percorreu um caminho curto, mas capaz de virar o clássico e o coração dos corintianos, tão reticentes quanto à sua ausência e a afinidade com o Flamengo.

Angustiado pelo drama de estar afastado dos gramados em função de uma cirurgia no tendão de Aquiles, em abril, o atacante deixou escapar uma ponta de mágoa com o clube que o revelou e que o descartou neste ano. Paralelamente, escreve uma nova história. Os corintianos estão encantados com a postura dele, antes sempre relacionada à acomodação, farras e pouco comprometimento.





Fonte: Jornal Extra

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) decidiram na noite de terça-feira (14) entrar em greve nacional. Com a decisão, os serviços de entrega dos correios estão suspensos por tempo indeterminado.

Segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) a greve foi "um último recurso" dos trabalhadores após a proposta da ECT ser considerada insuficiente em relação às reivindicações sindicais.

De acordo com a entidade, a proposta salarial apresentada pelo governo federal inclui reajuste de 6,87% para repor a inflação, um ganho real de R$ 50 reais e abono salarial de R$ 800. A categoria reivindica aumento salarial de R$400, reposição da inflação de 7,16%, pagamento de perdas salariais referentes aos anos 1994 e 2002, totalizando 24,76%, entre outros pedidos.

Uma nova assembléia deverá ser realizada ainda hoje às 15h.



Fonte: Folha.com

Sete bairros do Rio estão em estágio de alerta por causa da chuva


Sete bairros do Rio estão em estágio de alerta por causa da chuva que atinge a cidade desde a madrugada de quarta-feira (14). Segundo o Centro de Operações Rio, a região da Bacia da Baía de Guanabara entrou em estágio de alerta às 7h30, depois que a chuva se intensificou. Os bairros onde é maior a probabilidade de chuva intensa são Grande Tijuca, Centro, Madureira, Penha, Ilha do Governador, Bangu e Pavuna, segundo a prefeitura.

Segundo o Centro de Operações, há possibilidade de chuva moderada à forte nas próximas horas, principalmente na região da Tijuca, na Zona Norte. O estágio de alerta é o terceiro em uma escala de quatro níveis e significa chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados.



Fonte: Globo.com

Aprovação de projetos deixa Campos mais perto de ter 25 vereadores


Durante a sessão desta terça-feira (13/09), os 17 vereadores da Câmara Municipal de Campos assinaram e aprovaram dois projetos que alteram a Lei Orgânica da Câmara e assim permite o aumento do número de vereadores, que agora, depois de passar pelas comissões de avaliação, passará para 25 à partir de 2013, o que faz aumentar em exatos 48% o número de parlamentares na Casa de Leis de Campos.

O Regimento tem previsto para até 21, já que em determinado momento, a legislação encolheu o numero de vereadores em Campos que de 21 reduziu para 17. Agora terá que ser feito um Projeto de Resolução.



Fonte: Site Ururau

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Operários em greve realizam protesto em torno do Maracanã


A greve dos operários que trabalham na reforma do Maracanã que se arrasta há 13 dias ganhou mais um capítulo na manhã desta terça-feira. Os trabalhadores realizam uma "volta olímpica" em torno do estádio em protesto por melhores condições de trabalho.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp) ainda não conseguiu firmar um acordo com o Consórcio Maracanã Rio 2014. Em função da manifestação, o trânsito é lento na Radial Oeste e na Avenida Maracanã, sentido Centro.


Uma das reivindicações dos operários é em relação a comida, que segundo eles, estava estragada. As condições precárias de trabalho também são criticadas pelos funcionários da obra. Outro fator de insatisfação foi a suposta redução sem explicação do valor depositado como salário.




Fonte: Jonal O Dia

Preço da cesta básica aumenta em Campos, diz Procon


Os produtos da cesta básica tiveram aumento no mês de agosto. É o que revelou a pesquisa mensal realizada pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon) na semana passada, em cinco estabelecimentos na cidade. O aumento foi de 0,85% em relação ao mesmo período do mês passado. O acumulado do ano já alcança 9,3%, bem acima da inflação no período.

Café, leite e seus derivados, óleo, carne bovina e banana prata foram os produtos que mais contribuíram para a alta. Entre os produtos que tiveram redução de preço estão batata inglesa, arroz, feijão e tomate.




Fonte: Site Campos 24horas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Campos treina agentes para usar novo larvicida no combate a dengue


A Superintendência de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde promove de hoje (12/09) a quinta-feira (15/09), na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), das 8h às 13h, um curso de capacitação para agentes de combate a endemias e supervisores de campo contra a dengue para implantação do novo Larvicida Novaluron, como uma alternativa viável ao controle de larvas do vetor de dengue.

Ao todo 120 agentes de endemias serão treinados para manusear o novo produto, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O curso será ministrado pelos assessores da Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Edimar Lobo, Humberto Teixeira e João Castelo Branco.


Entre os assuntos tratados durante os dias de capacitação está o tratamento focal, onde consiste na aplicação do produto nos depósitos positivos para formas imaturas de mosquitos que não possam ser eliminados mecanicamente. No imóvel com um ou mais depósitos com formas imaturas, todos os depósitos com água que não puderem ser eliminados serão tratados.



Fonte: Site Ururau

Justiça decreta prisão de três PMs pelo assassinato de juíza


Três policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) acusados de serem os responsáveis pelo assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli tiveram a prisão temporária decretada neste domingo (11) pelo plantão judiciário de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e os cabos Sérgio Costa Júnior e Jefferson de Araújo Miranda já estavam presos na Unidade Prisional da Polícia Militar. Eles também são acusados pela morte de um jovem identificado como Diego da Conceição Beliene, de 18 anos, ocorrida no mês de junho, no Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo.

A prisão desses três PMs pelo assassinato do adolescente foi decretada por Patrícia, horas antes de sua morte. O crime tinha sido registrado na 72ª DP (São Gonçalo) como auto de resistência (morte em confronto com a polícia). No entanto, segundo testemunhas, tratou-se de um assassinato.

Dois integrantes do GAT que participaram da incursão no Complexo do Salgueiro que terminou com a morte de Diego já estavam presos. Até então, os demais membro do grupo estavam no dia do fato, mas não teriam participado diretamente da ação. A juíza Patrícia, no entanto, decidiu incluir no processo toda a guarnição do GAT que esteve no local.

Daniel, Sérgio e Jefferson teriam se encontrado no dia em que suas prisões foram decretadas por Patrícia. Seguiram para o Fórum de São Gonçalo, perseguiram a juíza e a assassinaram com 21 tiros em frente a sua casa, no bairro de Piratininga, no município de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.



Fonte: IG/Último Segundo

Traficantes atacam PMs no pacificado Morro dos Macacos


Traficantes encurralaram uma equipe de policiais militares da UPP do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na noite deste domingo, no alto da favela. Os PMs faziam um patrulhamento de rotina quando foram surpreendidos pelos criminosos. Houve intensa troca de tiros. Até o final da noite, não havia informações de feridos.

Foi pedido reforço. Policiais do 6º BPM (Tijuca) foram deslocados para o morro e para o entorno da favela. Até o fechamento desta edição, nenhum bandido havia sido preso.



Fonte: Extra.com

Túmulo de Chico Xavier usado como referência para boca de fumo


A Polícia Militar de Uberaba, no Triângulo Mineiro, desbaratou um esquema de tráfico de drogas que ocorria ao lado da sepultura do médium Chico Xavier. Após denúncia anônima de que pessoas estariam frequentando o cemitério da cidade para usar drogas, os militares encontraram porções de maconha escondidas em um túmulo próximo.

Conforme a PM, a sepultura do médium era usada como referência para os traficantes identificarem o local da entrega de entorpecentes. Em um túmulo, situado na quadra “O”, que fica nos fundos do cemitério, foram encontrados 12 papelotes de maconha escondidos dentro de um vão decorativo.

Em outra sepultura, a PM encontrou 25 gramas de maconha embaladas em um papel plástico. Apesar das apreensões, ninguém foi preso.

Ainda segundo a polícia, a sepultura do médium seria uma espécie de referência de localização no cemitério, que possui cerca de 30 mil túmulos. “Acreditamos que o esquema funcionava assim: o traficante depositava a droga, passava a referência e os usuários iam ao local para pegar a encomenda e fazer uso”, disse um policial.




Fonte: Jornal O Dia

Enem 2010 tem somente 13 escolas públicas entre as cem melhores


Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.



Fonte: Globo.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pré-sal não resolve necessidade imediata de financiamento da saúde


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou nesta quinta-feira (08/09) que o repasse de recursos da exploração do petróleo do pré-sal não resolve a necessidade imediata de uma fonte de financiamento da saúde pública. Segundo ele, a regulamentação da Emenda 29 – que define percentuais mínimos dos orçamentos da União, estados e municípios para a saúde – exige uma nova fonte de custeio.

A Câmara dos Deputados deve votar a emenda constitucional, no próximo dia 28, sem, no entanto, apontar uma base de cálculo para a Contribuição Social para a Saúde. Com isso, a tarefa de definir a fonte de recursos ficará para os Senadores. Uma das alternativas levantadas são os royalties do pré-sal.

“O impacto é de médio a longo prazo [pré-sal]. Os governadores estão preocupados porque precisam de mais recursos, agora, para a saúde do país”, disse Padilha, depois de encontro com a comunidade científica.
O Fundo Social do pré-sal prevê que o lucro com a exploração do petróleo irá para programas de combate à pobreza, da educação, da cultura, da saúde pública, da Previdência, de ciência e tecnologia, do meio ambiente e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou, na quarta-feira (07/09), a possibilidade de usar os recursos do pré-sal como fonte para custear o impacto financeiro que será causado pela Emenda 29. “O pré-sal só vai produzir petróleo daqui a sete ou oito anos. Precisamos de recursos já”, disse.



Fonte: Site Ururau

Receita libera hoje consulta ao 4º lote de restituição do IR

A Receita Federal começou a liberar nesta sexta-feira (09), a consulta ao 4º lote multiexercício do Imposto de Renda, com restituições referentes a 2011, 2010, 2009 e 2008. Ao todo, 1.005.255 contribuintes terão direito à restituição, que será paga no dia 15.


O serviço não estará disponível no fim de semana, devido a manutenção técnica no sistema.Para checar se está neste lote, o contribuinte que ainda não recebeu a restituição poderá fazer a consulta por meio do site da Receita na internet ou pelo Receitafone, pelo 146. Os contribuintes irão dividir R$ 1 bilhão em restituição.


De acordo com a Receita, a restituição será depositada na conta indicada na declaração do IR. Se o valor não for creditado, o contribuinte deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança.



Fonte: Folha.com